6 tipos de abóbora para doce

Se você está procurando saber quais são os tipos de abóbora para doce, não deixe de acompanhar esse artigo até o final. 

O doce de abóbora é uma iguaria irresistível que encanta paladares em todo o mundo. Feito a partir da polpa suculenta e doce da abóbora, este doce é apreciado por sua textura macia e sabor incrível. 

Nesse artigo eu vou te apresentar os principais tipos de abóbora para doce, compartilhar uma deliciosa receita com todo o passo a passo e também vou te apresentar algumas dicas que vão te ajudar muito. Confira!

Conheça os tipos de abóbora para doce


tipos de abóbora para doce

A sua ideia é preparar um doce de abóbora perfeito? Então saiba que a escolha da abóbora é importante para ter um bom resultado, por isso ao escolher a abóbora para preparar seu doce, você precisa selecionar uma variedade que seja ideal para este fim. 

Abaixo eu vou te apresentar algumas opções. Acompanhe:

  • Abóbora menina: Esta variedade de abóbora tem uma polpa suave e doce, perfeita para fazer doce de abóbora;
  • Abóbora moranga: Muito utilizada na culinária brasileira, a abóbora moranga possui uma polpa densa e saborosa, que confere um ótimo resultado ao doce;
  • Abóbora japonesa: Também conhecida como kabocha, esta abóbora tem uma textura cremosa e adocicada, ideal para fazer doce.
  • Abóbora paulista: Esse tipo de abóbora possui uma polpa macia e adocicada. É uma excelente opção para preparar doces e sobremesas;
  • Abóbora manteiga: Sua polpa é cremosa e levemente adocicada. Esse tipo de abóbora é perfeito para preparar bolos, doces e tortas;
  • Abóbora de queijo: Sua polpa é mais firme, mas seu sabor é super suave. Ótima para preparar doces como compotas e geleias.

Experimente essa receita de doce de abóbora


Eu não poderia sair daqui sem te apresentar uma receita de doce de abóbora, não é mesmo? Então acompanhe todo o passo a passo completo para preparar essa delícia aí na sua casa

Ingredientes:

  • 1 kg de abóbora descascada e cortada em cubos;
  • 500g de açúcar;
  • 1 pau de canela;
  • Cravos-da-índia a gosto;
  • Suco de 1 limão.

Modo de preparo:

  • Em uma panela grande, coloque os cubos de abóbora, o açúcar, o pau de canela, os cravos-da-índia e o suco de limão;
  • Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 40 a 50 minutos, mexendo ocasionalmente, até que a abóbora fique macia e comece a desmanchar;
  • Quando a abóbora estiver bem cozida e o líquido reduzido, retire o pau de canela e os cravos-da-índia;
  • Com a ajuda de um mixer ou liquidificador, bata a abóbora até obter uma consistência homogênea;
  • Deixe o doce de abóbora esfriar completamente antes de servir ou armazenar.

Como conservar doce de abóbora?


Para conservar seu doce de abóbora caseiro por mais tempo, é importante armazená-lo corretamente. 

A primeira coisa que você precisa se atentar é que esse doce precisa estar completamente frio antes de ser transferido para algum recipiente. Depois disso, utilize um recipiente hermético para armazenar e mantenha na geladeira. 

O doce de abóbora pode ser armazenado na geladeira por até uma semana.

Pode congelar?


Se a sua ideia é conservar por mais tempo, saiba que você pode congelar o doce de abóbora, mas isso precisa ser feito da maneira correta. 

Para isso, coloque o doce em recipientes ou sacos plásticos próprios para congelamento, removendo o máximo de ar possível antes de selar. 

Quanto tempo pode ficar no congelador?


Caso o congelamento tenha sido feito da maneira correta, o doce de abóbora pode ficar no congelador por até 3 meses sem perder sua qualidade. 

Lembre-se de etiquetar o recipiente ou saco plástico com a data de preparo. Assim você consegue acompanhar melhor a validade. 

Na hora de descongelar, transfira o doce para geladeira e deixe do dia para a noite. Assim o descongelamento vai acontecer de uma forma lenta e todas as suas características serão preservadas. 

O que combina com doce de abóbora?


melhores tipos de abóbora para doce

O doce de abóbora combina muito bem com queijos cremosos, como queijo minas frescal ou queijo cremoso. 

Você também pode servir com uma generosa porção de coco ralado ou amendoim triturado para adicionar textura e sabor extra. Além disso, o doce de abóbora pode ser utilizado como recheio de bolos, tortas e rocamboles, criando sobremesas irresistíveis e cheias de sabor.

Leia também: Como temperar abóbora?

Aproveite essas dicas!


Agora que você já conhece esses tipos de abóbora para doce, não perca mais tempo. Comece a preparar essa receita aí na sua casa agora mesmo. Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final dela. 

E antes de ir embora, eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção de sempre. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!


você pode gostar também