Pode gelar a cerveja duas vezes? Confira se existe algum risco

É normal a gente retirar mais cervejas da geladeira do que podemos consumir enquanto estão bem geladas. E aí, surge uma dúvida comum: será que pode gelar a cerveja duas vezes?

Esse é um tema que divide opiniões, mas geralmente as pessoas tendem a acreditar que esse processo faz com quê a cerveja fique “choca”. Com isso, muitas unidades são dispensadas, ou consumidas quentes. Mas afinal, isso é verdade ou não?

Para responder a essa e outras dúvidas relacionadas, preparamos esse texto! Dessa forma, você vai poder entender o que acontece com a sua bebida quando expostas a essas condições, saber se existem alterações nas suas características, se existe algum risco, etc.

Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Pode gelar a cerveja duas vezes? Confira se existe algum risco

Pode gelar a cerveja duas vezes

Para responder de uma forma direta, sim! Você pode gelar a cerveja duas vezes sem risco de perdas significativas das características essenciais.

Essa pequena oscilação na temperatura da bebida, que acontece de forma gradual, não tem influência nenhuma na qualidade do produto. Então, pode ficar tranquilo, você pode refrigerar a sua cervejinha sem medo.

Afinal, se você parar para analisar, desde a produção até o transporte, esse processo já aconteceu no mínimo uma vez. Para que você entenda, o produto é engarrafado em uma média de 2 e 8ºC. Já durante o transporte elas são aquecidas novamente.

Por fim, quando serão comercializadas podem ser refrigeradas novamente, como em bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, ou vendidas em temperatura ambiente para serem guardadas na geladeira do consumidor.

Geralmente, o problema em relação a deixar a cerveja “choca” vai acontecer se você esquecer a bebida no congelador até que o líquido congele.

Isso porque a composição da bebida é alterada, a água e os outros nutrientes não voltam a se misturar de forma homogênea e, principalmente, o choque térmico faz com que a cerveja fique daquele jeito: aguada, sem sabor e sem gás.

Entretanto, ainda assim, você consegue recuperar uma cerveja congelada, ao menos parcialmente.

Bom, agora que você já sabe que pode gelar a cerveja duas vezes, confira outras dicas legais para manter a sua cerveja gelada.

Como manter a minha cerveja gelada?

Apesar de termos esclarecido que não tem problema refrigerar novamente a cerveja, ter que esperar a bebida ficar gelada para poder consumi-la pode ser um transtorno.

Afinal, pode demorar um pouco e, imagine, no meio de um churrasco, ou de uma reunião de amigos, faltar a cervejinha gelada é uma situação chata, não é?

Então, para ajudar você a evitar problemas desse tipo, reunimos aqui algumas dicas que você pode utilizar para garantir a bebida gelada e não ter que resfriá-la novamente caso a sua temperatura esquente. Confira!

  • Utilize o sal no gelo: esse é um segredinho que vai manter a temperatura geladinha por causa de uma reação química. Isto é, o gelo diminui o ponto de congelamento da água e “rouba o calor” da mistura. Assim, suas latinhas ficarão sempre no ponto em menos de 5 minutos;
  • O álcool também é útil: especialmente utilizado junto com a dica acima. Nesse caso o melhor é o 90%, mas o de 70% também vai servir. Utilizando também o álcool, a mistura pode chegar a incríveis -14ºC. Portanto, dose as quantidades para evitar o congelamento da cerveja;
  • Deixe formar a espuma no seu copo: muita gente não gosta, mas a espuma ajuda a manter a temperatura da bebida por mais tempo, além de preservar também os aromas e sabores;
  • Use copos adequados: por exemplo, aqueles copos com “pezinhos” contribuem para que o calor das mãos não seja transferido intensamente para o copo, ou aqueles copinhos americanos, que por serem pequenos, geralmente não dá tempo da cerveja esquentar no copo.

Lembrando que todas essas recomendações no texto geral, são destinada para os produtos mais populares. Visto que cervejas especiais demandam um maior cuidado, pela sua delicada composição e características particulares.

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido, além da dúvida sobre se pode gelar a cerveja duas vezes, muitas outras questões relacionadas. Bem como, contamos que as informações e dicas que reunimos aqui tenham sido úteis para você.

Conta pra gente o que você achou e se você já dispensou uma cervejinha achando que por causa disso ela não servia mais. Vamos gostar de saber a sua opinião e sobre a sua experiência.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!