Quinoa em flocos tem que cozinhar?

Você está se pergunta se quinoa em flocos tem que cozinhar? Então acompanhe esse artigo até o final e veja o que eu preparei para você. 

Aqui eu vou te dizer se precisa realizar o cozimento desse ingrediente e também vou te passar algumas dicas que podem te ajudar muito. Confira!

Descubra se quinoa em flocos tem que cozinhar


Quinoa em flocos tem que cozinhar

A quinoa é um alimento super nutritivo e muito consumido aqui no Brasil, mas se você não tem muito costume de usar esse ingrediente, saiba que para comer quinoa em flocos é necessário cozinhar, mesmo que por poucos minutos. 

A quinoa cozida pode ser usada em diversos preparos como sucos, pães, bolos e muito mais. 

Como cozinhar quinoa em flocos?


Já que para comer quinoa em flocos tem que cozinhar, é importante que você saiba fazer isso da maneira correta. 

A primeira coisa que você precisa fazer é colocar a quinoa em uma peneira e lavar ela em água corrente. Em seguida, misture 2 copos de água fervente para 1 copo de quinoa. 

Como dito anteriormente, a quinoa em flocos não precisa cozinhar por muito tempo. Nesse caso, basta deixar ela descansando na água fervente por pelo menos 2 minutos. 

Em seguida escorra e tempere de acordo com a sua preferência. 

Conheça os benefícios da quinoa


Caso você não saiba, a quinoa é conhecida por ser um superalimento por conta dos milhares de benefícios que ela oferece para a nossa saúde. 

Para te deixar por dentro de tudo que ela pode agregar, eu vou te contar os principais benefícios desse ingrediente. Acompanhe!

1 – Rica fonte de nutrientes

A quinoa é uma excelente fonte de proteínas completas, contendo todos os aminoácidos essenciais. Além disso, é rica em fibras, magnésio, manganês, ferro, zinco, potássio, vitaminas B e antioxidantes.

2 – Auxilia na saúde digestiva

Suas fibras alimentares contribuem para a saúde digestiva, auxiliando no funcionamento regular do intestino e promovendo a sensação de saciedade.

3 – Rica fonte de proteína vegetal

A quinoa é deal para vegetarianos e veganos, pois é uma fonte completa de proteína vegetal, ajudando no desenvolvimento e reparo muscular.

4 – Controla o açúcar no sangue

Por ser um alimento que possui um índice glicêmico baixo, ela também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, beneficiando pessoas com diabetes.

5 – Reduz o colesterol

Existem alguns estudos que sugerem que o consumo regular de quinoa pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

6 – Oferece benefícios para o coração

Alguns nutrientes presentes na quinoa como os antioxidantes, o magnésio e  o potássio podem melhorar a saúde cardiovascular em longo prazo.

7 – Não contém glúten

A quinoa é um alimento que é naturalmente isenta de glúten, sendo uma opção segura para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.

8 – Ingrediente versátil

Sua versatilidade permite que seja usada em diversas receitas, desde pratos principais até acompanhamentos e sobremesas.

Receitas para fazer com quinoa em flocos


como cozinhar quinoa em flocos

Para te inspirar ainda mais, eu resolvi te apresentar algumas receitas para você preparar com esse ingrediente tão nutritivo e versátil. Não deixe de experimentar!

1 – Bolo de banana com quinoa

 

2 – Hamburguer de quinoa

 

3 – Pão de quinoa

 

4 – Tabule de quinoa

 

5 – Panqueca de quinoa

 
Leia também: Como preparar quinoa para salada?

Faça a sua escolha!


Agora que você já sabe que quinoa em flocos tem que cozinhar, ficou muito mais fácil preparar esse ingrediente, não é mesmo? Então não perca mais tempo. Aproveite essas dicas que eu te passei e escolha qual receita você vai preparar. Eu tenho certeza que independente da sua escolha o resultado será incrível.  

Antes de ir, preciso te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você tenha encontrado aqui todas as respostas para as suas perguntas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!