Como preparar quinoa para salada?

No artigo de hoje vou te deixar algumas dicas de como preparar quinoa para salada de forma fácil e eficiente. 

Além disso, vou te contar também os benefícios que esse cereal pode oferecer para o nosso organismo. Confira!

Não esqueça de deixar a quinoa de molho


como preparar a quinoa para salada

Assim como o feijão e outros grãos que já mencionei aqui, a quinoa precisa ficar de molho para que seja removido os antinutrientes presentes nela.

Esses antinutrientes são responsáveis por causar incômodos como gases intestinais e prisão de ventre, por isso é importante que seja realizado esse processo por algumas horas. 

Diferente do feijão que precisa ficar por no mínimo 12 horas de molho, para eliminar essas substâncias da quinoa é necessário que ela fique de molho por pelo menos 8 horas e que essa água seja descartada. 

Saiba como preparar a quinoa para salada


Agora que você já sabe que para preparar qualquer receita com a quinoa é necessário que ela fique de molho por algumas horas, você já pode começar a preparar ela para usar em uma salada ou alguma outra receita de sua preferência. 

Para isso você vai precisar cozinhar em água fervente por 15 minutos ou se preferir você pode também preparar ela no forno. 

Você vai precisar espalhar ela em uma assadeira e levar ao forno pré aquecido em 150° até secar. É recomendado que você mexa ela algumas vezes. Quando preparada no forno é possível ter uma quinoa com um sabor mais suave. 

Pode comer quinoa crua?


Como eu te falei lá no início desse artigo, a quinoa possui algumas substâncias que podem nos causar desconforto. Justamente por isso não é recomendado ingerir esse cereal cru, pois é dessa maneira que estaremos inserindo todas essas substâncias no nosso organismo. 

O ideal mesmo é que a quinoa seja cozida na água fervente ou levada ao forno depois de ficar às 8 horas de molho como recomendado. 

Sem contar que dessa maneira é possível absorver de forma mais saudável todos os seus nutrientes. 

Posso substituir o arroz pela quinoa?


Para quem possui restrição alimentar ou simplesmente quer deixar de consumir o arroz ou até mesmo o macarrão, a quinoa é uma ótima opção. 

Para preparar ela, basta fazer da mesma forma que é feito o arroz. Na água com sal por 15 minutos.

Não esqueça que para isso é necessário utilizar a quinoa em grãos que você encontra nos mercados ou em casa de produtos naturais. E na hora de cozinhar adicione para cada xícara do grão 2 xícaras de água. 

Conheça os benefícios da quinoa


como preparar a quinoa

Esse é um cereal que oferece vários benefícios à nossa saúde. Diversos médicos e  nutricionistas recomendam a inserção dele na nossa alimentação pois ele é uma excelente fonte de proteínas, fibras e algumas outras substâncias necessárias para uma boa saúde. 

As fibras que ele nos oferece podem nos ajudar no processo de digestão dos alimentos, assim como tem o poder de diminuir o nível de colesterol.

Sem contar que a quinoa é rica em antioxidantes, substância que ajudam a prevenir o envelhecimento, doenças cardiovasculares, doença de alzheimer, câncer e doenças pulmonares. 

E não podemos deixar de falar que esse cereal também oferece ao nosso corpo aminoácidos essenciais que ajudam no funcionamento do nosso organismo de uma forma geral. 

Leia também: Arroz integral na panela de pressão

Experimente!


Agora que você já sabe como preparar a quinoa para salada, ficou mais fácil inserir esse grão na alimentação da sua família, não é mesmo? Experimente um dia substituir o arroz por ele. Eu tenho certeza que você vai adorar o sabor e os benefícios que ele pode te trazer. 

Ah, e nunca esqueça de deixar ele de molho antes de preparar. Se possível coloque ela de molho na noite anterior ao preparo da sua receita. Assim você garante que na hora certa ele vai estar pronto para ser consumido. 

E não esqueça também de voltar aqui para me contar se você gostou e como foi que você preparou esse cereal. Eu espero que você tenha adorado!

Eu estou torcendo para que essas informações que eu te trouxe hoje tenham te deixado inspirada para começar a preparar essa salada de quinoa. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!