Quando o feijão espuma está estragado?

Muita gente se pergunta se quando o feijão espuma está estragado e nesse artigo vamos falar um pouco sobre isso e tirar algumas dúvidas de como identificar se o seu feijão está apto para ser consumido ou não. 

Confira!

Qual a melhor forma de conservar o feijão


Quando o feijão espuma está estragado

Particularmente, eu prefiro me alimentar de feijão fresco, aquele feito no dia mesmo, mas nem sempre isso é possível e por isso em algum momento a gente pode se deparar com uma situação complicada que é identificar se aquele feijão que está na geladeira há dias, ainda pode ser consumido. 

Muita gente confia no cheiro, mas posso te garantir que ele pode te enganar facilmente. 

Caso você esteja fazendo feijão em grande quantidade para passar a semana, eu aconselho você a porcionar em recipientes separados e na quantidade que você vai precisar diariamente. 

Quando o feijão é armazenado todo em um único recipiente é muito provável que ele estrague com mais facilidade. 

Congelando ele separadamente, você tem a possibilidade de retirar apenas o que vai utilizar e o restante se mantém com a mesma qualidade. 

É verdade que quando o feijão espuma está estragado?


Quando vamos preparar o feijão, o mais indicado é que ele seja colocado de molho pelo menos por 12 horas antes de levar ao cozimento. 

Isso vai fazer com que as substâncias que causam gases sejam liberadas e não atrapalhem o seu preparo.

Mas eu já reparei que mesmo deixando de molho por esse tempo, na hora de cozinhar ainda acontece de aparecer uma espuma tanto durante o cozimento quanto depois. 

Isso nada mais é do que o resíduo dessas substâncias. 

Então para isso não acontecer, eu aconselho você, a mesmo depois de deixar de molho por 12 horas, ferver esse feijão antes de começar a cozinhar. 

Escorra essa água do molho, leve o feijão para uma panela com água e deixe ferver bastante. Você vai reparar que ainda assim vai sair uma espuma e você vai precisar descartar ela e só assim começar a temperar como de costume. 

Mas caso o feijão já esteja pronto e você ainda assim reparar que possui uma espuma e também observar uma aparência estranha, eu aconselho a tirar a prova dos nove e experimentar. 

Como saber se o feijão azedou?


Como eu já te disse acima, o cheiro não é o melhor método para descobrir se o feijão azedou ou não. Isso porque as bactérias que estragam os alimentos, possuem inteligência suficiente para disfarçar o odor e até mesmo a aparência do alimento.

O mais indicado e certeiro mesmo é experimentar um pouco do seu feijão para ter certeza. 

Além disso, é bem importante que você identifique qual foi a data do cozimento desse feijão, para ter uma base real de quanto tempo ele foi preparado. 

Mas lembre-se que anotar a data do preparo não é a única coisa que você precisa fazer para seu feijão não estragar. 

Mesmo dentro do prazo de validade, se ele não estiver em condições favoráveis como temperatura correta, manipulação com utensílios limpos e armazenamento ideal, ainda assim é provável que ele estrague facilmente. 

Quanto tempo dura o feijão na geladeira sem estragar?


como saber se o feijão está estragado

Eu vou logo te dizer que guardar feijão na geladeira só pode quando você vai consumir no mesmo dia. 

De forma alguma você deve deixar seu feijão dormir na geladeira de um dia para o outro, pois assim ele será contaminado por outros alimentos que estão dentro da geladeira e sem esquecer que com a oscilação de temperatura toda vez que ela é aberta pode estragar seu feijão rapidamente. 

Feijão congelado dura quanto tempo?


Como você  já deve saber, diversas questões interferem na conservação do seu feijão, inclusive quando ele é congelado. 

Nesse caso o principal fator é que o recipiente que ele é armazenado precisa estar completamente limpo e livre de bactérias. 

Outra coisa que pode interferir é se você levou o feijão para o congelador ainda quente. O ideal, tanto para o seu feijão quanto para a sua geladeira é que ele seja congelado em temperatura ambiente. Nada de tirar do fogo e levar direto para congelar. 

Mas quando é seguido todos os processos da maneira correta, seu feijão dura até 30 dias no congelador. 

Leia também: Como deixar o feijão clarinho?

Experimente essas dicas!


Com essas dicas você já sabe que não necessariamente quando o feijão espuma está estragado. Tudo depende das condições dele e para ter certeza só provando mesmo. 

Acredito que com essas dicas de conservação, vai ficar mais difícil estragar ele não é mesmo?

Eu espero que essas dicas tenham te ajudado a esclarecer todas as suas dúvidas. 

Boa sorte e até a próxima!