Como deixar a feijoada bem preta? Veja o que fazer

No artigo de hoje vou te mostrar como deixar a feijoada bem preta e para adiantar a conversa, posso te garantir que com a adição das carnes e os temperos é normal que o feijão preto vá perdendo um pouco da cor, então a dica é sempre deixar uma xícara do grão cozido para adicionar no final do preparo. 

Além disso, vou te apresentar uma receita de feijoada light super simples. Confira!

Dica de como deixar a feijoada bem preta


como deixar a feijoada bem preta

Normalmente, quando a feijoada é feita com feijão preto a cor característica do grão acaba tomando conta do preparo, mas é comum que algumas vezes com o preparo ele perca essa característica no meio do caminho. 

Um dos principais motivos é porque todo feijão antes de ser cozido precisa ficar de molho por pelo menos 12h e tem algumas pessoas, como eu, que mesmo depois desse molho de tantas horas também ferve o feijão e lava bem antes de levar para a panela de pressão. Esses processos ajudam o grão a eliminar seu pigmento. Assim como ao adicionar carnes, elas vão absorver a cor até o final do cozimento. 

O método mais usado para deixar a feijoada bem preta é separando uma xícara de feijão. Você pode cozinhar essa quantidade separadamente, sem carnes e temperos e quando sua feijoada estiver quase pronta você mistura tudo e deixa ferver bastante. 

Também funciona se você triturar essa xícara de feijão que você separou, mas dessa forma além de escurecer, vai fazer o caldo engrossar.

Receita de feijoada light simples


feijoada preta simples

Falar dessa receita me faz ter vontade de ir correndo para a cozinha e começar a preparar a minha feijoada. Os ingredientes que são utilizados são simples e o preparo é super rápido. Em menos de 40 minutos você vai conseguir preparar uma feijoada light que vai fazer sucesso. Confira!

Ingredientes

  • 1 kg de feijão preto
  • 2 linguiças calabresas
  • 4 dentes de alho
  • 1 cebola grande
  • Cheiro verde à gosto
  • Pimenta do reino à gosto
  • Azeite

Modo de preparo

  • Gosto sempre de lembrar que o preparo de uma receita com feijão se inicia um dia antes, deixando o grão de molho. São recomendadas pelo menos 12h. Só depois desse descanso, separe uma xícara de feijão, leve para cozinhar em uma panela separada e siga os passos abaixo
  • Corte as linguiças na espessura que desejar, depois frite-as na panela de pressão. Quando dourar, adicione o alho e a cebola e deixe fritar. Se precisar, use o azeite para evitar que queime. 
  • Quando a cebola caramelizar, misture todos os ingredientes restantes, inclusive o feijão. Depois de refogar bastante, adicione água fervente e coloque na pressão. Em 20 minutos desligue o fogo e deixe o ar sair naturalmente. 
  • Se quando você abrir a panela perceber que a feijoada não está tão escura quanto você gostaria, adicione a xícara de feijão que você separou e cozinhou lá no início. Assim você vai ter a cor que você tanto deseja. 

Experimente essa receita!


Já que você sabe como deixar a feijoada bem preta, não tem desculpas para não experimentar essa receita que acabei de te passar. Como você viu esse é um preparo um pouco mais saudável, sem muita gordura, mas isso não impede que você adicione mais ingredientes de acordo com o seu gosto. Se arrisque e experimente!

Espero que essas informações possam ter te inspirado! Depois volta aqui para me contar se essa dica deu certo com você.

Boa sorte!