Como cozinhar mandioca congelada?

Por acaso você quer saber como cozinhar mandioca congelada? Então não deixe de acompanhar esse artigo onde te conto com detalhes como preparar esse legume.

Aqui eu também vou te ensinar uma técnica para adicionar ainda mais sabor na hora de cozinhar essa raiz. Confira!

Saiba como cozinhar mandioca congelada


Como cozinhar mandioca congelada

Não existe segredo para cozinhar mandioca congelada. E se você acha que precisa descongelar ela antes, você está enganado. 

A mandioca congelada pode ser levada diretamente para a panela e já iniciar o cozimento. 

O ideal é que ela seja preparada na panela de pressão. Assim você consegue deixar a mandioca na textura certa e ainda economizar tempo e gás de cozinha. 

O tempo pode variar de acordo com a sua panela, mas é necessário em torno de 40 minutos para que ela fique derretendo na boca. 

Se você pretende fazer ela frita ou assada, cozinhe ela por menos tempo. Acredito que 30 minutos é suficiente. Isso porque a mandioca ainda vai passar por um processo de cozimento, seja no forno ou fritando. 

Como congelar mandioca?


Você não deve saber, mas existe um jeito certo de congelar mandioca e essa dica que eu vou te passar agora vale para outros tipos de legumes também. 

Se você pretende congelar uma quantidade que tenha mais de uma porção de qualquer legume, o ideal é que você congele esses pedaços separados. 

Primeiro disponha todos os pedaços de legumes em uma assadeira com uma distância de 1 centímetro entre eles.  Depois deixe por 1 hora no congelador até que eles estejam rígidos. 

Em seguida você pode colocá-los em uma vasilha ou um saco específico para congelamento. 

Dessa forma na hora de usar a mandioca ou qualquer outro legume, você vai conseguir retirar os pedaços de acordo com a porção que você vai precisar, sem ter que cozinhar tudo de uma vez só. 

Quanto tempo dura a mandioca congelada?


O ato de congelar os alimentos é uma forma certeira de fazer com que eles durem mais do que o esperado ou o que é indicado na data de validade. 

No caso da mandioca não é diferente. Quando conservada fora do congelador, geralmente você só precisa esperar alguns dias para perceber ela ressecando. Não precisa de muitos dias para se formar uma bela camada de mofo nas extremidades e te obrigar a jogá-la no lixo.

Isso não ocorre quando ela é levada ao congelador. Dessa forma a mandioca pode durar até 3 meses. É claro que para isso você precisa armazenar da forma correta, mas no geral esse é um legume que possui uma vida útil muito maior quando congelado. 

Como adicionar sabor a mandioca cozida?


Como cozinhar mandioca

A mandioca é conhecida em diversas partes do país como aipim ou macaxeira. Assim como os nomes, este ingrediente possui diversas formas de ser preparado. 

Geralmente, na hora de preparar uma mandioca cozida, o mais comum é cozinhar na água com sal, mas você sabia que existe uma forma de adicionar mais sabor nesse legume? 

O indicado é que você adicione temperos nessa água do cozimento. Se você gostar, pode adicionar um dente de alho ou metade de uma cebola para cozinhar junto, mas o mais usado nesses casos são as ervas. 

A folha de louro, por exemplo, é uma das principais responsáveis por adicionar sabor de forma suave nesse legume, mas se você quiser usar outro tipo de erva, fique à vontade. Use sua criatividade e experimente!

Leia também: Acompanhamento para caldo de mandioca

Comece a preparar!


Agora que você já sabe como cozinhar mandioca congelada, não deixe para depois. Comece agora mesmo a preparar seu legume e se quiser experimentar essa dica que acabei de te passar, use algum tempero de sua preferência nessa água do cozimento para adicionar mais sabor. 

Eu tenho certeza que você vai adorar e nunca mais vai querer fazer de forma diferente.

Se você conhece alguma outra forma de cozinhar mandioca congelada, me conta aqui nos comentários. Eu vou adorar saber!

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Eu agradeço pela sua atenção até aqui e te desejo boa sorte. 

Até a próxima!