Por que a massa da torta fica embatumada? Descubra o motivo

No artigo de hoje eu vou te contar por que a massa da torta fica embatumada e também vou te passar algumas dicas interessantes que vão te ajudar a nunca mais errar. 

E lá no final eu vou te apresentar uma receita certeira para você experimentar aí na sua casa. Não deixe de conferir!

Descubra por que a massa da torta fica embatumada


Por que a massa da torta fica embatumada

Apesar de ser uma massa super fácil de fazer, nem todo mundo consegue acertar de primeira e é por isso que eu resolvi trazer esse artigo para você. 

Um dos principais motivos para a massa de torta ficar desequilibrada é errar as proporções dos ingredientes da sua receita. 

Sem contar que a forma que você adiciona alguns ingredientes também pode interferir na textura dela, mas falaremos sobre isso a seguir. 

Peneire a farinha de trigo


Como você já sabe, a farinha de trigo é o principal ingrediente usado em diversas massa de torta. 

A farinha de trigo apesar de ser apresentada em um pó bem fino, ela pode conter algumas bolinhas e grumos que podem interferir na textura da sua receita. 

Por isso, independente do prato que você está preparando, o mais indicado é que você peneire ela antes de adicionar na receita. Assim você vai retirar esses grumos e vai ter uma massa completamente lisa. 

Cuidado com a temperatura dos ingredientes


Se por acaso você está pensando em preparar uma massa de torta, é importante que você saiba que dependendo do tipo de torta que você pretende fazer, os ingredientes precisam ser adicionados em temperaturas diferentes. 

Um grande exemplo é a massa podre, que é aquela mesma massa da empada. O ideal é que você adicione a margarina gelada, assim ela vai chegar na textura correta de uma forma fácil e vai se manter bem estruturada até o momento que for levada ao forno. 

Já as massas que são batidas no liquidificador, eu indico que você retire a margarina e qualquer outro ingrediente da geladeira pelo menos 30 minutos antes do preparo. 

Isso é indicado para qualquer massa que precise adicionar fermento, pois a temperatura baixa inibe a ação dele. 

Não esqueça de testar o fermento


Por que a massa da torta fica solada

Outro motivo para a massa da torta ficar embatumada é a qualidade do fermento usado, por isso é tão importante testar ele antes de adicionar na sua receita. 

Para ter certeza de que ele está funcionando como deve você vai precisar misturar 1/2 xícara de água fervente e uma colher de chá de fermento. Se essa mistura borbulhar, quer dizer que o fermento está funcionando normalmente e pode ser usado na sua massa. 

Caso você não veja nenhuma alteração nessa mistura, será necessário substituí-lo. 

Outro cuidado que você precisa ter com o fermento, é misturar ele antes de adicionar na massa. Ele é feito de uma mistura de ingredientes que com o tempo podem acabar se separando, pois misture bem!

Adicione as claras em neve


Essa é uma dica que nem todo mundo conhece, mas que pode fazer total diferença na sua massa de torta.

As claras em neve são usadas geralmente em bolos, mas também podem ser adicionadas em receitas de torta pois sua principal função é deixar ela bem leve e criar volume. 

Se a sua massa for feita no liquidificador, bata primeiro todos os ingredientes e no final transfira a massa para um outro recipiente para poder misturar levemente as claras em neve. 

Acrescente um pouco de vinagre na massa podre


Se você está planejando preparar uma massa podre para fazer sua torta, não esqueça de adicionar um pouco de vinagre na sua receita. 

Esse ingrediente é usado para evitar que a massa fique dura no final do preparo e não precisa se preocupar, pois não vai ficar com gosto de vinagre. 

Conheça essa receita de massa de torta de liquidificador


Essa é uma das receitas de massa de torta de liquidificador mais práticas para você preparar aí na sua casa sem erro. Não deixe de conferir!

Ingredientes:

  • 1 xícara de óleo
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de leite
  • 3 xícaras de trigo
  • 1 colher de fermento
  • 3 colheres (sopa) de queijo ralado

Modo de preparo:

  • Bata todos os ingredientes em um liquidificador até virar uma massa homogênea;
  • Em seguida unte uma forma com margarina e farinha de trigo;
  • Depois transfira a massa para a forma e adicione o recheio de sua preferência. 

Leia também: O que fazer quando a massa da torta fica mole?

Não deixe para depois!


É claro que agora que você já sabe por que a massa da torta fica embatumada, não perca mais tempo. 

Aproveite essas dicas que eu acabei de te passar e prepare essa receita aí na sua casa. Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final. 

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. Te agradeço pela sua companhia até aqui e te desejo boa sorte. 

Até a próxima!