Pode congelar sopa? Entenda mais sobre o congelamento

No artigo de hoje vou te contar se você pode congelar sopa ou não. Existem diversas informações sobre esse assunto e eu vou te passar tudo detalhadamente para você fazer isso da maneira correta. 

Aqui também vou te contar por quanto tempo é recomendado esse congelamento. Confira!

Descubra se pode congelar sopa


Pode congelar sopa

Se você preparou uma sopa aí na sua casa e no final acabou sobrando uma boa quantidade, o ideal é que você guarde para uma outra ocasião, evitando assim o desperdício. 

A melhor forma de manter essa sopa com os mesmo nutrientes e perfeita para ser consumida novamente é congelando ela. 

Se for uma quantidade grande, dê preferência em armazenar em potes menores separados. Se você mora sozinha, separe essa quantidade em porções individuais, assim vai ser mais fácil na hora de descongelar.

Por quanto tempo dura uma sopa no congelador?


A grande vantagem de congelar sopa é que você sempre vai ter uma refeição super nutritiva pronta no congelador esperando por você a qualquer momento, mas qual a validade desse prato quando congelado? 

Um pote de sopa pode ser congelado por até 3 meses, mas o mais indicado é que você consuma em pelo menos 1 mês. 

De acordo com diversos nutricionistas, a partir desse tempo os nutrientes vão passando por algum tipo de transformação e acabam perdendo vários componentes. Então se você quer aproveitar tudo que essa sopa tem para te oferecer, procure consumir ela em no máximo 1 mês.

Como congelar sopa?


Nunca, em nenhuma hipótese, congele sua sopa na panela. Existem pesquisas que mostram formações de cristais de gelo que causam diversas contaminações à comida e intoxicações para quem se alimenta. 

O ideal mesmo é que você armazene essa sopa em potes de vidros. Além de conservar muito bem qualquer tipo de alimento, eles têm a vantagem de poder ir direto do congelador para o microondas, sem precisar passar pelo lento processo de descongelamento. E não esqueça que esses potes de vidros precisam ser tampados e essa tampa precisa vedar de verdade para evitar contaminações. 

Ah, uma outra coisa que você precisa se atentar antes de congelar a sua sopa é nos ingredientes utilizados nesse preparo. Se na sua receita é utilizado creme de leite, saiba que o ideal é adicionar esse ingrediente depois do descongelamento, na hora de reaquecer. 

Isso porque o creme de leite pode sofrer alteração em baixas temperaturas e ficar com uma aparência arenosa. 

3 dicas para congelar sopa


como congelar sopa

1. Deixe os legumes firmes!

Se você está preparando uma sopa para congelar, se atente a tirar os legumes do fogo um pouco antes de chegar no ponto ideal. 

Assim eles serão congelados ainda firmes e quando você for consumir, na hora de reaquecer eles não vão passar do ponto. 

2. Não adicione o macarrão antes de congelar. 

Existem diversas receitas de sopa que levam macarrão em sua lista de ingredientes. 

Eu aconselho você a congelar essa sopa sem esse macarrão. Esse ingrediente quando congelado e descongelado vira uma papa nada agradável. 

O melhor mesmo é preparar a sopa do jeito tradicional e deixar para adicionar o macarrão um pouco antes de servir. 

3. Anote a data e os ingredientes desta sopa!

Essa é uma das dicas mais importantes e eu tenho certeza que você vai me agradecer quando encontrar seu congelador cheio de vasilhas iguais com sopa. 

Anotar essas informações no próprio recipiente que será congelado te ajuda muito na hora de escolher o que descongelar, sem contar que vai te deixar ciente da validade de cada prato.

Leia também: Comida para dias chuvosos

Monte seu estoque de sopa congelada!


Agora que você já sabe que pode congelar sopa, comece a preparar uma boa quantidade para deixar guardada no congelador. Fazer isso vai te ajudar a se alimentar melhor e também a economizar um tempo precioso. 

Então aproveite todas as dicas que te passei e comece a preparar a sua receita. 

Eu espero que esse artigo tenha te deixado ainda mais inspirado. Depois não esquece de voltar para me contar se deu tudo certo e se você gostou das dicas que te passei, tá certo? Eu vou adorar saber!

Eu preciso te agradecer por ter me acompanhado até aqui.

Te desejo boa sorte e até a próxima!