Pamonha no saquinho com 3 ingredientes: Veja a receita!

Você está procurando uma receita de pamonha no saquinho com 3 ingredientes? Então acompanhe esse artigo até o final e veja tudo que eu preparei para você.

Aqui eu vou te contar todo o passo a passo para preparar essa delícia aí na sua casa e também vou tirar algumas dúvidas para te ajudar ainda mais. Confira!

Experimente essa receita de pamonha com 3 ingredientes


pamonha no saquinho com 3 ingredientes

Antigamente para fazer pamonha era necessário perder horas para preparar essa receita, não é mesmo? Mas hoje em dia esse passo a passo foi simplificado e em no máximo 1 hora você consegue preparar uma boa quantidade de pamonhas deliciosas. 

Confira essa receita simples e prática:

Ingredientes:

  • 6 espigas de milho grande
  • 1 xícara de açúcar;
  • 300 ml de leite.

Modo de preparo:

  • Comece descascando todas as espigas de milho e retirando os grãos com uma faca;
  • Em um liquidificador adicione os grãos de milho, o açúcar e o leite;
  • Bata tudo até formar uma mistura homogênea;
  • Coloque uma quantidade massa dentro de cada saquinho, sempre deixando espaço suficiente para a expansão que ocorre durante o cozimento;
  • Amarre bem esses saquinhos com um nó bem firme;
  • Em uma panela grande coloque água e leve ao fogo;
  • Quando a água estiver fervendo coloque os saquinhos com a pamonha e deixe cozinhar por cerca de 50 minutos;
  • Em seguida retire as pamonhas, deixe esfriar um pouco e sirva. 

Qual saquinho usar para fazer pamonha?


Para fazer pamonha, geralmente é utilizado o saquinho feito de palha de milho ou até mesmo de folhas de bananeira, conhecido como palha para pamonha. 

Caso você não tenha acesso a esses itens, você também pode utilizar sacos para cozinhar essa massa, mas não é qualquer tipo de saco não. É importante que você utilize o papel celofane próprio para ser usado na culinária. Ele resiste a altas temperaturas e permite que o cozimento ocorra de maneira uniforme, sem prejudicar a qualidade da massa. 

Ao usar o papel celofane, corte-o em pedaços quadrados ou retangulares, suficientemente grandes para envolver e amarrar bem a massa da pamonha, garantindo que ela cozinhe adequadamente e mantenha sua forma durante o processo de preparo.

Pode usar sacos de geladinho?


Não! O uso do saco de geladinho é exclusivo para congelamento e não para o aquecimento em altas temperaturas. 

Além de correr o risco de romper o saco e você perder toda a sua massa, é importante que você saiba que mesmo que resista à temperatura, o calor faz com que ele libere substâncias tóxicas contaminando o alimento e tornado impróprio para o consumo.  

Como deixar a pamonha mais saborosa?


Como eu te informei lá no início, essa é uma receita simples e muito prática para fazer em casa. Caso você queira tornar essa receita de pamonha mais saborosa, você pode adicionar outros ingredientes para realçar o seu sabor e textura. 

Abaixo eu vou deixar algumas sugestões interessantes para você. Confira:

  • Coco ralado: Adicione coco ralado à massa de milho para dar um sabor tropical e uma textura mais rica.
  • Queijo: Queijo fresco, queijo minas ou queijo coalho ralado podem ser misturados à massa para um toque salgado e cremoso.
  • Manteiga: Acrescente uma colher de sopa de manteiga derretida à massa para dar um sabor extra e deixar a pamonha mais macia.
  • Ervas e Temperos: Experimente adicionar canela, erva-doce, raspas de limão ou até mesmo uma pitada de pimenta-do-reino para adicionar camadas de sabor.
  • Açúcar Mascavo: Trocar parte do açúcar branco por açúcar mascavo pode dar um sabor mais intenso e caramelizado à pamonha.
  • Leite de coco: Substituir parte do leite por leite de coco pode deixar a pamonha mais cremosa e adicionar um sabor diferenciado.

Como conservar essa pamonha caseira?


pamonha no saquinho

Para conservar a pamonha e mantê-la fresca por mais tempo é recomendado que ela seja armazenada na geladeira dentro de um recipiente hermético. Dessa forma ela pode ser mantida por até 3 dias. 

Caso queira conservar a pamonha por mais tempo, eu aconselho que você leve ela para o congelador. Antes disso, aguarde até que a pamonha esfrie completamente e armazene em sacos próprios para congelamento. Seguindo essas dicas, ela pode durar até 3 meses congelada.

Leia também: Como cozinhar milho no microondas?

Não perca mais tempo!


Depois de conhecer essa receita de pamonha no saquinho com 3 ingredientes, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas e comece a preparar essa delícia aí na sua casa agora mesmo!

Para ter uma pamonha ainda mais saborosa, adicione ingredientes como o queijo, o coco ralado ou alguma dessas opções que eu acabei de te sugerir. Eu tenho certeza que você vai conseguir preparar uma pamonha incrível!

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar se deu tudo certo e qual nota você daria para essa receita. Eu vou amar saber!

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. Eu realmente espero que essas dicas tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!