O que pode substituir o vinho no risoto?

Quer saber o que pode substituir o vinho no risoto? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final.

Aqui eu vou te contar quais são os principais ingredientes usados para substituir o vinho no preparo desse prato e também vou te apresentar uma receita e alguns sugestões de acompanhamentos deliciosos. Acompanhe!

Descubra o que pode substituir o vinho no risoto


O que pode substituir o vinho no risoto

As receitas mais tradicionais de risoto levam uma boa quantidade de vinho que agrega além de sabor, um pouco de acidez que faz toda a diferença, mas caso você esteja pensando em não adicionar esse ingrediente na sua receita saiba que existem algumas opções de substitutos. Confira a seguir:

1 – Caldo de legumes ou frango

Use caldo de boa qualidade como base para o risoto. Isso vai acrescentar sabor e umidade, proporcionando um resultado delicioso. Existem diversas opções que você pode usar como caldo de legumes, de frango ou até mesmo de carne. 

2 – Suco de frutas cítricas

Você também pode usar suco de diversas frutas como limão, lima ou laranja para agregar um pouco de acidez necessária ao risoto.

3 – Vinagre branco ou balsâmico

O vinagre branco ou balsâmico também pode ser usado para adicionar acidez e profundidade em uma receita de risoto,mas tenha cuidado para não colocar muito, pois o sabor do vinagre pode se destacar.

4 – Água com ervas e especiarias

Uma mistura de água com ervas frescas, como tomilho, alecrim ou especiarias como pimenta-do-reino e alho, pode ser usada para dar sabor ao risoto sem a adição de álcool.

Qual o melhor vinho para fazer risoto?


Normalmente, o vinho que é adicionado nas receitas de risoto é o vinho branco seco, pois ele agrega acidez, aroma e complexidade ao prato. 

Mas é importante lembrar que a escolha do vinho vai depender principalmente do seu gosto. Então use a sua criatividade na hora de realizar essa escolha!

Experimente essa receita de risoto sem vinho


Apesar do risoto ser um prato bem popular aqui no Brasil, eu sei que não é todo mundo que sabe preparar ele em casa. Foi pensando nisso que eu resolvi te apresentar uma receita de risoto sem vinho que vai te deixar com água na boca. Acompanhe a seguir!

Ingredientes:

  • 500 g de camarões limpos;
  • 2 xícaras de arroz arbóreo;
  • 2,5 litros de caldo de frango;
  • 4 colheres de manteiga;
  • 500 g de queijo mussarela ralado;
  • Suco de 1 limão;
  • Sal a gosto;
  • Lemon Pepper a gosto;
  • Páprica doce a gosto;
  • 1 cebola branca picada;
  • Alho a gosto.

Modo de preparo:

  • Em uma panela adicione a manteiga e espere derreter;
  • Em seguida acrescente os camarões limpos e sem casca;
  • Deixe refogar e quando mudar de cor, retire da panela e reserve;
  • Na mesma panela adicione a cebola picada e deixe refogar bem
  • Logo depois adicione o alho e continue refogando;
  • A seguir adicione o arroz e deixe fritar um pouco mais;
  • Adicione o suco de limão e em seguida adicione o caldo aos poucos;
  • Acrescente os temperos e mexa bem até finalizar todo o caldo;
  • Quando o arroz ficar al dente, adicione os camarões, o queijo mussarela e a manteiga;
  • Misture bem e sirva. 

O que servir de acompanhamentos para risoto?


O que usar no lugar do vinho no risoto

Além de se preocupar com o ingrediente que vai substituir o vinho na sua receita de risoto, é importante que você pense com cuidado em qual será o acompanhamento que você vai servir com ele. 

Existem diversas opções e o que vai definir mesmo é o seu gosto e os ingredientes utilizados no preparo do próprio risoto. 

Abaixo eu vou deixar algumas sugestões para você. Confira:

1 – Carne, frango ou frutos do mar

Sempre que você preparar um risoto que tenha algum desses ingredientes ou apenas o caldo deles, saiba que você pode aproveitá-los para servir como acompanhamento também. 

Se você usou o caldo de frango para preparar o seu risoto, você pode utilizar o próprio frango grelhado como acompanhamento e por ser um caldo que possui um sabor leve, ele também combina com camarões grelhados. 

Agora se você está usando o caldo de carne, aproveite para servir um suculento pedaço de carne grelhado junto com o esse risoto. O resultado será incrível!

2 – Salada verde

Se a sua ideia é servir um prato mais leve e saudável, acredito que o melhor acompanhamento é uma salada verde bem temperada e com ingredientes de sua preferência. 

Use rúcula, alface, agrião e folhas crocantes para deixar seu prato mais colorido e nutritivo. Tempere com um molho de sua escolha ou com um vinagrete suave e aproveite!

3 – Pão

Fatias de um pão crocante podem combinar muito bem com um risoto cremoso e cheio de sabor. 

Você pode preparar um pão caseiro ou cortar o pão de padaria que você tem sobrando aí na sua casa, temperar com ingredientes de sua preferência e levar ao forno até ficar bem crocante. 

Leia também: Risoto para 20 pessoas

Aproveite!


Depois de descobrir o que pode substituir o vinho no risoto, ficou mais fácil preparar essa receita aí na sua casa, não é mesmo? Então não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu trouxe para você e comece separando todos os ingredientes que você vai precisar. 

Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado desse prato!

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. Espero que essas informações tenham te ajudado e que você saia daqui ainda mais inspirada. 

Boa sorte e até a próxima!