Como conservar verduras na geladeira? Aprenda guardar do jeito certo

Por acaso você está procurando saber como conservar verduras na geladeira por mais tempo? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para tirar essa dúvida. 

Aqui eu também vou te passar algumas dicas de armazenamento que vão te ajudar a conservar esses alimentos da melhor forma. Confira! 

Pode conservar verduras na geladeira?


Como conservar verduras na geladeira

Sabemos que para preparar pratos saborosos é importante que sejam utilizados ingredientes frescos e em bom estado de conservação, não é mesmo? 

Então para manter seus legumes e verduras bem conservados você pode armazená-los na geladeira sim. 

Agora é importante que você saiba que seu eletrodoméstico não vai fazer milagre, tá certo? Então mesmo que você armazene da maneira correta, vai chegar uma hora que sua verdura vai amadurecer demais e de forma natural vai iniciar o processo de apodrecimento. 

Descubra como conservar verduras na geladeira


O melhor lugar para conservar verduras na geladeira é na gaveta que fica na parte de baixo. Isso porque é ali o local mais fresco e é onde você tem um espaço mais confortável para acomodar todas as verduras sem amontoar. 

Lembre-se sempre de organizar as verduras menos maduras na parte de baixo e as mais maduras na parte de cima. Não só para facilitar na hora que for utilizar, mas também para não amassar. 

Lave e seque bem todas as verduras


Essa é uma das dicas mais importantes que vão te ajudar a conservar seus legumes e verduras por muito mais tempo. 

Todos nós sabemos que esses alimentos passam por diversos processo antes de chegar até a nossa casa, não é mesmo? No transporte que ocorre entre o local onde elas são cultivadas até a nossa geladeira, as verduras entram em contato com inúmeras superfícies e isso pode contaminá-las de diversas formas. 

Por isso é importante que você lave bem todas elas antes de armazená-las na sua geladeira. 

Se preferir, você também pode deixá-las de molho em uma água com vinagre por alguns minutos para eliminar possíveis bactérias. 

Outra coisa que você não pode esquecer é de secar suas verduras muito bem. Você pode usar um pano limpo e seco ou pode simplesmente deixar secar ao natural, mas é importante que você guarde elas bem secas, pois o acúmulo de água pode fazer com elas acelerem o processo de amadurecimento. 

Use uma folha de papel toalha


Essa é uma outra dica que pode te garantir estender a vida útil das suas verduras por muito mais tempo. 

Como eu acabei de te falar, a água faz com que a verdura inicie o processo de apodrecimento de forma mais rápida, por isso utilizar uma folha de papel toalha no fundo da gaveta ou da vasilha plástica pode ser uma ótima ideia. 

Isso porque ela vai absorver toda e qualquer umidade que possa surgir nesse ambiente. Mantendo seus alimentos em ótimo estado. 

Posso congelar verduras?


Como congelar verduras

Se você está pensando em conservar suas verduras por muito mais tempo, saiba que você pode sim levar elas para o congelador. 

Inclusive, essa é a maneira mais fácil de conservar verduras cruas por longos períodos sem alterar a sua capacidade nutritiva. 

O mais indicado é que você armazene essas verduras em porções pequenas de acordo com a quantidade que você tem costume de usar. Assim vai ser mais fácil na hora de descongelar, já que você não vai precisar descongelar grandes quantidades para retirar o que você vai usar. 

Você pode armazenar essas verduras em sacos plásticos próprios para congelamento ou caso queira você também pode utilizar recipientes de plástico ou de vidro. 

Dessa forma, seus alimentos podem durar por cerca de 3 meses, sem nenhum tipo de alteração nem no sabor, nem na textura. 

Leia também: Tempero para legumes

Não deixe para depois!


Acredito que agora que você já sabe como conservar verduras na geladeira, ficou mais fácil manter elas em bom estado por mais tempo, não é mesmo? 

Sendo assim, não perca mais tempo. Comece agora mesmo a separar as porções que você pretende armazenar na sua geladeira e experimente essas dicas que eu acabei de te passar. 

Eu tenho certeza que elas podem te ajudar bastante!

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção. Espero que essas informações tenham esclarecido suas dúvidas. 

Te desejo sorte e até a próxima!