Macarrão cozinhou demais: O que fazer? Tem solução?

Por acaso o macarrão cozinhou demais? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para te dizer que tem sim solução. 

Aqui eu vou trazer algumas dicas que vão te ajudar muito e também vou esclarecer algumas dúvidas para que você nunca mais passe por isso. Confira!

O que fazer com macarrão que cozinhou demais?


Macarrão cozinhou demais

Se você acabou cozinhando o macarrão por tempo demais e ele ficou mole demais ou até mesmo um pouco empapado, não se preocupe, há algumas soluções simples para tentar corrigir esse problema.

Abaixo eu vou citar algumas sugestões. Acompanhe:

1 – Resfrie rapidamente

Essa é uma maneira simples para tentar recuperar um macarrão que passou do ponto. Assim que você retirar do fogo, mergulhe imediatamente em água fria. Isso vai ajudar a interromper o processo de cozimento e a evitar que ele fique ainda mais mole.

2 – Combine com ingredientes cremosos

Outra opção interessante é incorporar o macarrão em um molho ou qualquer preparação mais cremosa. Se o macarrão cozinhou demais isso vai ajudar a disfarçar a sua textura. 

3 – Refogue

Essa é uma alternativa que pode deixar a textura do macarrão um pouco mais firme, sem contar que também deixa ele mais saboroso. Basta refogar o macarrão em uma frigideira com um pouco de azeite ou manteiga. 

Aproveite esse macarrão em receitas assadas


Isso mesmo! Se você deixou o macarrão cozinhar demais, saiba que isso não é necessariamente um problema para as receitas feitas no forno. 

Finalizar ele no forno vai fazer com que sua textura se torne mais agradável e também mais saborosa. Você pode usar esse macarrão em pratos como lasanha ou macarrão gratinado. 

Como fazer para esquentar um macarrão que cozinhou demais?


A verdade é que essa é uma das principais dificuldades na hora de lidar com um macarrão que passou do ponto. 

O ideal mesmo é que essa massa não fique muito tempo na água quente para que ela não fique ainda mais macia. Para aquecer você pode mergulhar ele em água quente por alguns segundos apenas para aquecê-lo novamente, mas sem deixar cozinhar demais.

Quanto tempo para cozinhar macarrão?


O tempo de cozimento do macarrão pode variar muito de acordo com o tipo e a marca do macarrão, sem contar que seu gosto pessoal também pode ajudar a definir o tempo de cozimento.

É importante que você siga as instruções da embalagem. Essas informações são diferentes de acordo com a marca utilizada e por isso é importante que você respeite a risca. 

Caso você queira o macarrão mais al dente, você pode retirar ele do fogo 1 ou 2 minutos antes do tempo indicado. Para saber o tempo exato, experimente a massa durante o preparo. 

No geral, o tempo de cozimento do macarrão é de cerca de 8 a 12 minutos, sendo que uma massa mais fina, como espaguete, tende a cozinhar mais rapidamente do que macarrões mais espessos, como o penne.

Como fazer para o macarrão não grudar?


Na hora de cozinhar o macarrão você precisa tomar os cuidados para não passar do ponto e também é importante evitar que ele grude um no outro, mas como fazer isso?

Aqui no Brasil, temos o costume de adicionar um pouco de óleo na água do cozimento pois de acordo com os mais velhos, isso faz com que ele não grude, mas a verdade é que isso não passa de um mito. 

A primeira coisa que você precisa para evitar que grude é uma panela grande. A massa precisa de espaço para se movimentar e não grudar. 

Outra coisa importante é utilizar uma quantidade generosa de água. De acordo com as principais recomendações, você precisa de 4 litros de água para cada 500 g de massa. 

Sem contar que o segredo para o macarrão não grudar de jeito nenhum é sempre mexer ele. Além de evitar isso, misturar bem também ajuda a distribuir o calor de uma maneira uniforme.

Melhores acompanhamentos para macarrão


o que fazer com macarrão que cozinhou demaisTodo mundo sabe que o macarrão é um ingrediente versátil e que pode ser combinado com uma grande variedade de acompanhamentos, mas para te inspirar ainda mais eu resolvi trazer algumas sugestões interessantes para você. Confira:

Molhos variados

Acredito que esse seja o acompanhamento mais servido com macarrão e o melhor é que existem tantas opções de molho que não vai ser difícil encontrar um que você goste. 

Vegetais

Se você está pensando em um prato mais leve, você também pode servir alguns vegetais como acompanhamento para macarrão

Queijos

Caso você também seja apaixonado por queijo, saiba que ele é um acompanhamento clássico para esse ingrediente. Você pode usar queijos ralados, como parmesão, queijo feta, ou queijo cheddar, ou queijos derretidos, como mussarela ou queijo de cabra. Use a sua criatividade!

Leia também: Quantos minutos para cozinhar macarrão na panela de pressão?

Não perca tempo!


Com essas dicas, eu tenho certeza que você nunca mais vai dizer que o macarrão cozinhou demais. Então não perca mais tempo. Aproveite essas informações que eu trouxe para você e teste aí na sua casa. Eu tenho certeza que ao menos uma técnica vai conseguir te ajudar. 

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!