Esqueci de deixar o feijão de molho: O que acontece?

E agora que eu esqueci de deixar o feijão de molho? Ah, não se preocupe pois aqui vou te passar algumas dicas para te ajudar nessa situação. 

Esse é um processo quase obrigatório na hora de fazer feijão e neste artigo vou te explicar o porquê, mas vou logo adiantando que se esse remolho não for realizado, é muito provável que você tenha alguns incômodos como cólicas intestinais e sensação de estufamento. Mas vamos falar mais disso logo abaixo. Confira!

Por que deixar o feijão de molho?


esqueci de deixar o feijão de molho

Essa é a primeira dica que eu passo quando o assunto é cozinhar feijão. É sempre muito importante deixar ele de molho por pelo menos 12 horas antes do seu preparo, mas sabemos que nem sempre isso é possível. 

Fazer esse remolho, além de adiantar o cozimento do grão também elimina algumas substâncias que causam gases ao nosso organismo e deixa aquela sensação de inchaço.

Mas se você percebeu na hora de preparar que esqueceu de deixar o feijão de molho, fique tranquilo pois existe solução para isso. 

Esqueci de deixar o feijão de molho: o que fazer?


Não se preocupe, pois mesmo se você esqueceu de realizar esse processo, você ainda assim pode preparar seu feijão sem muitos problemas. Mas para isso você vai precisar ferver esse feijão algumas vezes para que ele esteja apto para o cozimento.

Você vai reparar que a cada vez que você ferver, mais espuma vai surgir na água. Esse processo precisa ser feito algumas vezes até que saia o máximo de espuma possível. 

E sempre que ferver, escorra o feijão, lave bastante em água corrente e adicione uma nova água para ferver novamente. 

O que é aquela espuma?


De acordo com especialistas, essa espuma que é liberada quando você ferve o feijão são antinutrientes que estão presentes na maioria das leguminosas. 

Eles têm o poder de causar uma pequena irritação no nosso sistema digestivo e isso pode causar diversos incômodos como mencionei acima. 

Além disso, retirar o excesso desta espuma é muito importante para pessoas com problemas renais, pois dessa forma é retirado um pouco do potássio do feijão e é recomendado que esses pacientes não consumam grandes quantidades dessa substância. 

Como fazer um remolho rápido


porque deixar o feijão de molho

Outra coisa que você pode fazer e que pode solucionar seu problema é deixar esse feijão de molho por pelo menos 1 hora em água fervente. 

Você vai reparar que com a água fervente a espuma vai ser liberada mais fácil. 

Se considerar necessário, faça esse processo novamente, trocando de água e lavando o feijão em água corrente a cada troca. 

Nem todo grão precisa de remolho!


Praticamente todos os feijões precisam passar por esse processo para que seja eliminado 

o fitato que é responsável pelos gases, mas nem todos têm essa necessidade. 

Esse é o caso do feijão fradinho. Você pode até fazer o remolho, mas te garanto que não vai fazer muita diferença. Inclusive, corre o risco dele partir ao meio durante o cozimento. 

Então se a sua receita permite a troca do feijão carioca pelo feijão fradinho, saiba que é super possível preparar ele sem deixar de molho antes. 

Use uma panela de pressão


Essa é uma dica valiosa para você que esqueceu de deixar o feijão de molho. Além de retirar todos os antinutrientes do feijão, essa dica também faz você economizar o gás da sua casa. 

Para isso é necessário lavar bem o feijão e colocar na panela de pressão com água até cobrir. 

Tampe a panela e espere pegar pressão. A partir daí aguarde 2 minutos e desligue o fogo, mas não retire a pressão. Deixe que ela saia sozinha e depois disso, deixe a panela tampada por 30 minutos. 

Isso vai valer pela noite inteira de remolho e quando você abrir a panela vai reparar toda aquela espuma que precisa ser descartada junto com a água. Depois é só lavar novamente e iniciar o preparo normalmente. 

Leia também: Tempo de cozimento do feijão preto?

Experimente essas dicas!


O ideal é que você lembre de deixar o feijão de molho, mas como você viu, se você esquecer ainda assim é possível fazer a sua receita sem muitos problemas. 

Caso você realmente tenha esquecido, eu tenho certeza que essas dicas vão te ajudar bastante. 

Coloque-as em prática e depois volta aqui para me contar se funcionou com você, tá certo?

Boa sorte e até a próxima!