Como temperar arroz integral?

Quer saber como temperar arroz integral? Então eu acredito que esse artigo pode te ajudar muito.

Por aqui você vai descobrir os melhores temperos para usar no arroz integral e também vai esclarecer algumas dúvidas interessantes. Confira!

O que usar de tempero para arroz integral?


Como temperar arroz integral

O arroz integral tem um sabor naturalmente terroso e um pouco mais robusto do que o arroz branco. Para realçar seu sabor e torná-lo ainda mais delicioso, você pode adicionar uma variedade de temperos e ingredientes. 

A seguir eu vou deixar algumas opções para você se inspirar. Acompanhe!

  • Alho e cebola: Essa é a dupla perfeita, não é mesmo? Refogue alho e cebola picados em um pouco de óleo ou manteiga antes de adicionar o arroz integral e a água para cozinhar. O resultado é incrível!
  • Ervas frescas: Adicione ervas frescas como salsinha, coentro ou cebolinha picada para dar frescor ao arroz integral.
  • Caldo de legumes: Cozinhar o arroz integral em caldo de legumes em vez de água adiciona um sabor extra e mais complexo ao prato.
  • Quinoa: Além de adicionar sabor, a quinoa também deixa o seu arroz integral ainda mais nutritivo.
  • Curry em pó: O curry em pó é uma opção saborosa para dar ao arroz integral um sabor exótico e levemente picante.
  • Açafrão: Além de adicionar cor, o açafrão tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, tornando um complemento saudável para o arroz integral.
  • Gengibre fresco: Rale um pouco de gengibre fresco diretamente no arroz integral para um toque de sabor picante e fresco.
  • Pimentões e tomates: Adicione pimentões e tomates picados para um arroz integral mais colorido e com um sabor surpreendente.
  • Pimenta e sal: Essa é uma outra dupla que não pode faltar, não é mesmo? Tempere o arroz integral com pimenta moída na hora e sal a gosto para realçar seu sabor natural.

Quanto tempo para cozinhar arroz integral?


Se você nunca cozinhou arroz integral, a primeira coisa que você precisa saber é que ele leva mais tempo para cozinhar do que o arroz branco. Isso se deve ao seu teor mais alto de fibras e nutrientes. 

Geralmente, o tempo de cozimento do arroz integral varia entre 40 a 50 minutos em fogo baixo após a água ferver. É importante manter a panela tampada durante todo o processo de cozimento para garantir que o vapor seja retido e o arroz cozinhe uniformemente.

Saiba como fazer arroz integral


Apesar de ser demorado, não é difícil preparar um arroz integral caseiro. 

Comece lavando bem o arroz para tirar qualquer sujeira. Em seguida defina se você vai cozinhar ele na água ou em algum caldo. 

A proporção de líquido deve ser de 2 partes para 1 de arroz. Quando o líquido estiver fervendo, adicione o arroz integral à panela e mexa.

Nesse momento reduza o fogo para baixo e tampe a panela. Deixe cozinhando por cerca de 40 minutos e quando finalizar esse tempo, deixe ele descansando por mais 10 minutos para absorver o restante da umidade.

Após o descanso, solte o arroz com o auxílio de um garfo e sirva.

Pode congelar arroz integral?


Por acaso você fez uma grande quantidade de arroz integral e acabou sobrando? Não precisa se preocupar pois você pode sim congelar essa sobra e consumir em outro momento, mas para isso é necessário realizar o procedimento correto. 

A primeira informação que eu preciso te passar é que para ser congelado, o arroz precisa estar completamente frio. Em seguida transfira para um recipiente hermético ou um saco plástico próprio para congelamento e se possível retire o máximo de ar de dentro dele. 

Dessa maneira, o arroz integral pode ser mantido nessas condições por até 6 meses. 

Para descongelar, transfira o arroz integral para a geladeira durante a noite ou aqueça no micro-ondas ou em uma panela com um pouco de água.

Conheça os benefícios do arroz integral


Como fazer arroz integral

Para te deixar por dentro de tudo que o arroz integral tem para te oferecer, eu resolvi te apresentar alguns benefícios dele. Confira:

  • Fonte de nutrientes: O arroz integral é conhecido por ser uma ótima fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. 
  • Rico em fibras: Ele é uma excelente fonte de fibras alimentares, tanto solúveis quanto insolúveis. Essas fibras ajudam a promover a saúde digestiva e promove  a saúde cólon. 
  • Controla os níveis de açúcar no sangue: Por conta do seu teor de fibras e carboidratos complexos, o arroz integral também é conhecido por evitar picos de açúcar no sangue e também por ser digerido lentamente, oferece energia por mais tempo. 

Leia também: Acompanhamento para arroz colorido

Experimente!


Agora que você já sabe como temperar arroz integral, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas e escolha qual tempero você vai usar para agregar sabor a esse prato. 

Eu espero que essas informações que eu acabei de te passar tenham de ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Obrigada pela sua companhia e atenção. 

Até a próxima!


você pode gostar também