Como fazer pão crescer em dias frios?

Quer aprender como fazer pão crescer em dias frios? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para você. 

Aqui eu vou te apresentar também uma receita e algumas dicas que vão te ajudar muito. Confira!

Saiba como fazer pão crescer em dias frios


Como fazer pão crescer em dias frios

Se você já preparou pão caseiro em dias frios, sabe que isso pode ser um grande desafio, não é mesmo?

A primeira dica que eu tenho para você é sobre o tempo de fermentação. Geralmente, em dias frios a massa do pão demora um pouco mais para crescer e por isso é importante ter paciência. A fermentação demora um pouco mais e por isso o tempo de descanso é um pouco maior. 

Outra coisa que pode te ajudar a fazer o pão crescer em dias frios é colocar ele no forno, mas antes disso é importante deixar o forno ligado em temperatura baixa por alguns minutos. Isso vai criar um ambiente mais quente e perfeito para o crescimento dessa massa. 

Caso não queira deixar o pão dentro do forno, deixe ele descansar em um lugar quente e escuro. Pode ser dentro de um armário ou perto do forno caso ele esteja sendo utilizado. 

Cubra a massa!


Você pode tanto usar um recipiente com tampa, como só cobrir a massa com um pano úmido ou plástico filme. 

Isso vai evitar que ela resseque durante a fermentação, sem contar que isso ajuda a reter umidade e calor, ajudando no crescimento.

Experimente essas receitas!


Para te inspirar um pouco mais, eu vou deixar aqui algumas sugestões de receita de pão para você experimentar aí na sua casa. Confira:

1 – Pão francês

Acredito que esse é o pão mais consumido aqui no Brasil e ele possui um preparo super simples que dá para fazer em casa. Confira!

 

2 – Pão de milho

Essa é uma receita básica de pão de milho para você experimentar aí na sua casa. Aproveite!

 

3 – Pão integral

Um pão feito com farinha integral é uma opção mais nutritiva e ele também pode ser enriquecido com aveia, linhaça ou outros grãos.

 

4 – Pão de inhame

Se você está buscando uma opção mais saudável, não deixe de experimentar essa receita de pão de inhame. Eu tenho certeza que você vai adorar!

5 – Pão de queijo

O pão de queijo é um dos mais consumidos aqui no Brasil e eu te garanto que não é difícil preparar ele aí na sua casa. Confira!

 

Use ingredientes de qualidade!


Todo mundo sabe que fazer pão é uma arte que poucos dominam e os especialistas sabem que o grande segredo para ter um pão caseiro de qualidade é utilizar ingredientes frescos e de qualidade. 

Usar uma farinha de trigo velha ou um fermento que você encontrou aberto no fundo do armário pode fazer com que seu pão não tenha o sabor desejado, nem cresça no tamanho esperado.

Sovar bem a massa


Como fazer pão em dias frios

Todo mundo reclama do processo de sovar a massa, mas saiba que é ele que faz com que o pão se desenvolva da maneira correta. 

A sova ativa o glúten da farinha que ajuda o pão a crescer e a criar a textura macia do miolo. 

Leia também: Qual o melhor pão para bruschetta?

Experimente essas dicas!


Acredito que agora que você já sabe como fazer pão crescer em dias frios, não perca a oportunidade de experimentar essas dicas que eu acabei de te apresentar. Eu tenho certeza que elas podem te ajudar muito. 

Ah, caso você realmente resolva experimentar uma dessas receitas que eu te sugeri, não esquece de voltar aqui para me contar se você gostou e qual nota você daria para ela. Eu vou amar saber!

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção.

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!