Como fazer doce de leite na panela de pressão? Aprenda a receita 

Se você está querendo saber como fazer doce de leite na panela de pressão, não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para te apresentar essa receita super simples e rápida de preparar. 

Além disso, também vou te passar algumas dicas para você nunca mais errar nesse preparo. Confira!

Saiba como fazer doce de leite na panela de pressão


como fazer doce de leite na panela de pressão

Aqui no Brasil esse é o método mais usado para fazer doce de leite caseiro e eu posso te garantir que é a forma mais fácil e rápida. 

Esse doce de leite pode servir como recheio e cobertura de tortas e bolos e é feito apenas com um ingrediente: o leite condensado.

Para fazer o doce de leite na panela de pressão você precisará usar o leite condensado em lata e água até cobrir. 

Depois que começar a pegar a pressão, deixe no fogo por mais 20 minutos. 

Em seguida, permita que o ar saia naturalmente e depois abra a tampa. 

Retire a lata com cuidado para não se queimar e deixe esfriar por pelo menos 2 horas. 

Posso fazer doce de leite com leite condensado de caixinha?


A verdade é que todas as receitas disponíveis de doce de leite na panela de pressão indicam que seja usado o leite condensado em lata. 

Encontrei alguns relatos de pessoas que tentaram fazer com leite condensado de caixinha e que deu certo, mas a realidade é que tem uma possibilidade grande de não funcionar. 

Isso porque o material usado para produzir a embalagem do produto pode facilmente se dissolver durante o processo de cozimento, causando um grande estrago. 

Sendo assim, é melhor evitar utilizar esse método com leite condensado de caixinha. 

Retire o rótulo!


Essa é uma dica que pode evitar atrasos na sua receita ou até mesmo um acidente na sua cozinha. 

O rótulo que acompanha a lata de leite condensado, apresentando a marca e as informações do produto, é feito de papel. 

Esse material se dissolve rapidamente quando entra em contato com a água.

Se isso acontecer dentro da sua panela de pressão pode ser que esse papel dissolvido entupa a válvula de escape da sua panela, podendo causar acidentes sérios. 

Por isso, antes de levar o ingrediente para a panela com água, retire o rótulo e qualquer adesivo que esteja fixado na embalagem. 

Pode guardar a sobra do doce de leite?


como fazer doce de leite

Sim! Se sobrou uma quantidade de doce de leite, você pode sim guardar para usar depois. 

O ideal é que ele seja guardado em um recipiente limpo e seco, que possua uma tampa com vede bem e de preferência que seja de vidro.

Você pode deixar ele na geladeira por até 15 dias e eu indico que você não deixe ele na porta da geladeira e sim no fundo de alguma prateleira para evitar o máximo de oscilação de temperatura. 

Ah, e uma dica que você pode usar para qualquer alimento que você pretende conservar por mais tempo: quando for utilizar o doce de leite utilize uma colher limpa e pegue a quantidade necessária que você vai precisar de uma só vez. Em seguida, guarde o restante na geladeira novamente. 

Leia também: Tempo de cozimento da dobradinha na panela de pressão

Comece a preparar esse doce de leite!


Agora que você já sabe como fazer doce de leite na panela de pressão, ficou mais fácil preparar essa delícia aí na sua casa, não é mesmo? 

Acredito que essa seja a forma mais prática para preparar esse doce e depois dessas dicas que acabei de te passar não tem como errar. Então não perca mais tempo! Comece a preparar tudo que você vai precisar e coloque a mão na massa. 

Ah, e não esquece de voltar aqui para me contar se deu tudo certo e se você gostou do resultado final, tá certo? Eu tenho certeza que você vai adorar!

Espero que nesse artigo você tenha encontrado o que estava procurando. 

Te agradeço por ter me acompanhado até aqui e te desejo boa sorte. 

Até a próxima!