Como esquentar arroz? Dicas para requentar corretamente

Você quer saber como esquentar arroz? Então não deixe de ver esse artigo que preparei especialmente para te falar sobre as maneiras mais simples de requentar aquele arroz que está na geladeira.

Confira!

Saiba como esquentar arroz no banho maria


Como esquentar arroz

Muita gente acha que se requentar o arroz na panela diretamente no fogo, ele vai ficar com o sabor diferente, com gosto de arroz velho, por isso muitas pessoas usam essa técnica de esquentar arroz no banho maria

Para fazer isso você vai precisar esquentar uma boa quantidade de água em uma panela e transferir o arroz para um escorredor ou uma peneira resistente. Em seguida, coloque por cima dessa água e se possível coloque uma tampa ou um pano de prato para abafar e acelerar esse processo.

Será preciso misturar as vezes para que seja aquecido todo o arroz. 

Deixe no banho maria por cerca de 10 minutos. Esse tempo será suficiente para aquecer bastante o seu arroz. 

Como esquentar arroz na panela


A forma mais usada e mais prática para esquentar arroz é colocando ele na panela com um pouco de água para não grudar no fundo da panela. 

Esse é também o jeito mais rápido de aquecer esse grão. Não deixe de mexer esse arroz sempre que possível e faça isso em temperatura baixa. Essa forma de aquecer o arroz é muito mais fácil de queimar. 

Esquente no microondas


Como esquentar arroz no microondas

Uma outra maneira que é muito utilizada para esquentar esse alimento é levando ele para para esquentar no microondas. 

Para fazer isso você vai precisar desgrudar bem o arroz e para facilitar o processo por cima dele você pode colocar um guardanapo ou um papel toalha molhado, cobrindo todo o arroz. Isso serve para não deixar o arroz ressecado e ajuda a aquecer os grãos mais uniformemente.

E tome bastante cuidado com o tempo. Isso porque arroz é um grão bem pequeno e se deixado por muito tempo em contato com essas ondas de calor, pode ser que ele fique ressecado ou até mesmo queime. Então aqueça por 1 minuto, abra o microondas e mexa o arroz. Se ainda estiver gelado no meio, adicione mais 1 minuto e verifique novamente. Repita o processo até aquecer completamente.

Não esqueça que para esquentar no microondas é necessário que esse arroz esteja em um recipiente ideal para ser levado a esse eletrodoméstico. Existem algumas vasilhas que derretem quando entram em contato com as ondas de calor e se isso acontecer você vai ter que descartar todo o arroz. 

Como esquentar arroz congelado?


Se você esqueceu de tirar o arroz do congelador antes do almoço e só agora que se tocou de que ele está completamente congelado, fique tranquilo que existe solução para essa questão. 

Todas as maneiras que acabei de apresentar servem para descongelar arroz também, a única coisa que você precisa fazer de diferente é adicionar mais água e deixar mais tempo para que ocorra o descongelamento completo. 

Se você preferir descongelar na panela diretamente no fogo, adicione um copo bem cheio de água e deixe em fogo baixo. Assim o arroz congelado vai se dissolvendo e a temperatura baixa vai fazer com que ele não fique muito mole. 

Caso você perceba que a água está secando e o arroz ainda não descongelou por completo, adicione um pouco mais de água e tampe a panela. Isso vai agilizar o processo.

Leia também: Pode guardar arroz cru na geladeira?

Teste essas dicas!


Com essas dicas de como esquentar arroz, acredito que você não vai mais errar na hora de aquecer aquele que está sobrando na geladeira. 

Então escolha uma dessas técnicas que acabei de te passar e experimente aí na sua casa. Eu tenho certeza que vai dar certo. 

E não deixe de voltar aqui para me contar como foi que você fez e se você conhece uma outra maneira de esquentar arroz, deixa aqui nos comentários que eu quero saber também. 

Eu espero ter te ajudado de alguma maneira. Te desejo boa sorte e até a próxima!