Como curar queijo fora da geladeira?

Por acaso você está procurando saber como curar queijo fora da geladeira? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final. 

Aqui eu vou te contar como realizar essa maturação da forma correta, sem perder as características do seu queijo. Confira

Dá para fazer a cura do queijo fora da geladeira?


Como curar queijo fora da geladeira

Sim, mas a verdade é que esse é um processo que necessita ter um mínimo de conhecimento para que dê certo. 

Para realizar a cura fora da geladeira é necessário que você ofereça um ambiente com as condições perfeitas para que você alcance o resultado ideal. 

Para facilitar a sua vida eu vou falar um pouco mais sobre isso a seguir. 

Como fazer a cura do queijo fora da geladeira?


Realizar a cura do queijo fora da geladeira é mais simples do que o método que precisa do eletrodoméstico, mas é um pouco mais delicado e por isso é importante que tenha um pouco mais de atenção. 

Para isso realizar esse processo da forma correta, você vai precisar proteger bem o queijo. Você pode usar o papel manteiga ou um pano encerado e cobrir toda a superfície do queijo, sem deixar nenhuma borda exposta. 

Depois é só envolver em um pano de prato limpo e em seguida guardar em um armário ventilado e escuro até o alcançar a textura desejada. 

Escolha o local certo!


Se você quer fazer a cura do queijo da forma certa, é importante que você encontre um local fresco e ventilado para deixar seu queijo. 

Durante a maturação o queijo precisa de uma circulação de ar para que ele desenvolva seus sabores.

Além disso, é importante que ele seja escuro e que tenha a temperatura adequada, que é entre 10ºC e 15ºC. 

Não esqueça de virar seu queijo!


Isso mesmo que você leu. Independente do método usado para realizar essa cura, é importante que você vire seu queijo várias vezes durante esse tempo. 

Fazer isso faz com que a maturação ocorra de maneira mais uniforme e sem contar que isso faz com que o crescimento ocorra de maneira igual. 

Não deixe de monitorar seu queijo durante a cura


O processo de maturação do queijo é um processo delicado e quando ele é feito fora da geladeira, ele se torna ainda mais complicado. 

Por isso é importante que você sempre esteja monitorando a cura do seu queijo. 

Fique atento a qualquer alteração de textura, cheiro ou aparência do seu queijo. 

Quando algo de errado acontece nesse processo é normal aparecer mofo ou algum sinal de deterioração. 

Qual o melhor tipo de queijo para fazer essa cura?


Como curar queijo

Se a ideia aqui é maturar um queijo que você já tem aí na sua casa, é importante que você saiba que não é todo queijo que pode passar por esse processo. 

A cura não é indicada para queijos macios e cremosos pois a sua textura é alterada. Queijos como o brie e o camembert ficam com uma textura granulada e podem até azedar durante esse processo.  

Os queijos mais indicados para realizar maturação são os queijos mais firmes como o cheddar, gouda e o parmesão. Eles podem levar meses ou até um ano para desenvolver todos os seus sabores e textura. 

Leia também: Como derreter queijo cheddar?

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe como curar queijo fora da geladeira, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu trouxe para você e inicie esse processo. 

Comece escolhendo qual queijo você vai usar e prepare o local que você vai usar para armazenar ele. Eu tenho certeza que se você seguir todas essas orientações que eu acabei de te passar você vai conseguir realizar essa cura da forma correta. 

Ah, e não esquece de voltar aqui para me contar se deu tudo certo por aí, tá certo? Eu vou adorar saber. 

Antes de ir embora eu tenho que te agradecer pela sua companhia de sempre e também por sua atenção até aqui. 

Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. Torço também para que essas dicas tenham esclarecido todas as suas dúvidas e que você saia daqui um pouco mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!