Como cozinhar moranga inteira na panela?

Você está procurando saber como cozinhar moranga inteira na panela? Então eu acredito que esse artigo foi feito especialmente para você.

Aqui eu vou te contar algumas dicas incríveis que vão te ajudar a preparar esse alimento de uma forma simples e rápida. Confira!

Descubra como cozinhar moranga inteira na panela


Como cozinhar moranga inteira na panela

A abóbora moranga é muito consumida aqui no Brasil e sua principal característica é o seu formato redondo e sua casca super laranja. 

Esse vegetal possui uma polpa bem macia e um pouco fibrosa, sem esquecer do seu sabor levemente adocicado.

Para cozinhar a moranga inteira na panela é um pouco mais demorado do que cozinhar ela em pedaços, mas é super possível e eu te garanto que não é difícil. 

A primeira coisa que você vai precisar fazer é lavar bem a moranga para retirar toda a sujeira e logo em seguida, com a ajuda de uma faca, você deve fazer vários furos na casca para que o vapor não se acumule dentro da abóbora. 

Em seguida coloque a moranga na panela e cubra com água. Leve essa panela ao fogo médio e deixe ferver por cerca de 45 minutos. 

Deixe esfriar bem!


Os riscos de manusear a moranga logo depois que ela sai do fogo são grandes, por isso é importante que você deixe ela esfriar bem antes de iniciar o preparo dela. 

Retire a morango com cuidado da panela e deixe ela em temperatura ambiente até que ela esfrie por completo.

Depois você pode realizar os cortes de sua preferência e temperar de acordo com o seu gosto. 

Escolha a moranga certa!


Se você está pensando em utilizar esse método para cozinhar a moranga, saiba que é importante se atentar ao tamanho do vegetal antes de levar ele para casa. 

A abóbora deve ser grande o suficiente para atender às suas necessidades, mas é necessário ficar atento à panela que você pretende usar para realizar o processo de cozimento. 

Pense nisso antes de levar essa abóbora para casa, assim você não vai encontrar nenhuma surpresa no meio do caminho. 

Outra coisa que é importante reparar é a condição desse vegetal. Ele precisa estar bem firme, sem nenhum tipo de mancha e com a casca bem brilhante. 

Saiba quais são os nutrientes da abóbora moranga


Você sabia que a abóbora moranga é uma ótima fonte de vitaminas e nutrientes? Para deixar você por dentro de tudo que ela pode te oferecer, eu vou te citar os principais logo abaixo. Confira!

1 – Fonte de magnésio

A moranga é muito indicada para pessoas que possuem deficiência de magnésio. O mineral é muito importante em diversas reações bioquímicas como a produção de energia.

Além disso, o magnésio também ajuda a manter a saúde óssea e cardíaca. 

2 – Rica em antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias que têm como principal papel proteger as células e todo o material genético. 

Eles ajudam a neutralizar os radicais livres, evitando assim a oxidação natural. 

3 – Rica em vitaminas

A abóbora moranga também é conhecida por oferecer uma boa quantidade de vitaminas variadas. 

As que são encontradas em maior quantidade são a vitamina A e a vitamina C. Elas são importantes para a saúde da nossa visão, pele e também ajudam a equilibrar o sistema imunológico. 

4 – Fonte de fibras

Outra coisa que a abóbora morango oferece em abundância são as fibras. 

Elas são responsáveis por auxiliar no bom funcionamento do processo digestivo, além de promover saciedade, mantém também a saúde do intestino e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. 

Leia também: Pode cozinhar abóbora com casca?

Comece a preparar


Depois de descobrir como cozinhar moranga inteira na panela, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas e comece a separar tudo que você vai precisar para fazer esse vegetal aí na sua casa. 

Ah, e não esquece de voltar aqui para me contar se deu tudo certo, tá bom? Eu vou amar saber!

Antes de mais nada, eu preciso te agradecer pela sua companhia de sempre e também pela atenção até aqui. Ela é sempre muito importante para todos nós. 

Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. Desejo que você tenha encontrado nesse artigo todas as respostas que você estava procurando. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!