Como cozinhar brócolis no vapor? Veja o tempo de cozimento

No artigo de hoje eu vou te contar como cozinhar brócolis no vapor de um jeito fácil e rápido. 

Aqui eu também vou te passar algumas dicas super legais que vão te ajudar bastante. Não deixe de conferir!

Saiba como cozinhar brócolis no vapor


Como cozinhar brócolis no vapor

Apesar de ser uma técnica fácil, não é todo mundo que sabe como cozinhar brócolis no vapor da forma certa. 

O tempo de cozimento, a intensidade do fogo e diversos outros detalhes podem influenciar no resultado final. 

A primeira coisa que você precisa fazer antes de levar o brócolis para o fogo é lavar ele bem e cortar em pedaços com tamanhos parecidos. 

Depois transfira para uma panela de vapor e leve para o fogo baixo por cerca de 12 minutos. Esse  é o tempo necessário para deixar o legume al dente, caso queira ele mais macio, deixe por mais alguns minutos. 

Qual o melhor método para cozinhar brócolis?


Você já deve saber que existem diversas formas de cozinhar esse legume, não é mesmo? Mas será que você já se perguntou qual é o método mais indicado?

Eu já me fiz essa pergunta, fui pesquisar sobre e acabei descobrindo que, apesar de não ser o mais rápido, o método do vapor é o mais indicado. 

O principal motivo é que dessa forma é possível manter todos os nutrientes no legume. 

A forma que você vai cozinhar esse brócolis no vapor não importa muito. Você pode usar uma panela específica para isso, como também pode cozinhar no forno dentro de uma assadeira coberta com papel alumínio. A técnica é você quem decide. 

Os métodos que incluem cozinhar o brócolis mergulhados na água é o menos indicado, pois dessa forma os nutrientes são retirados e se mantém na água do cozimento. Essa é uma ótima opção para você que pretende aproveitar esse líquido.

Como deixar o brócolis verdinho depois de cozido?


Essa é uma dúvida muito comum, mas eu te garanto que o truque que vai te garantir um brócolis na cor certa é super fácil. 

Basta mergulhar o brócolis em uma bacia de água gelada, logo depois que tirar do fogo. Isso vai fazer com que mantenha sua cor viva e também vai cessar o cozimento, deixando seu legume no ponto certo. 

Tempere o brócolis antes de cozinhar no vapor


Não precisa ter receio na hora de temperar um brócolis que será cozido no vapor. Os ingredientes usados para adicionar sabor vai depender do seu gosto, mas os mais usados são o azeite de oliva, a pimenta do reino e o sal. 

Além deles, você também pode caprichar no limão, ele deixa um sabor diferenciado. Você vai se surpreender com o resultado. 

Como cozinhar brócolis no vapor sem a panela a vapor?


Como cozinhar brócolis

Você sabia que mesmo sem a panela certa, dá para cozinhar brócolis no vapor?

Para isso você vai precisar de uma panela normal e um escorredor de macarrão de alumínio. 

Coloque 1 xícara de água na panela e transfira o brócolis para o escorredor de macarrão. Disponha o escorredor por cima da panela e leve para cozinhar como de costume. 

Outra opção que você tem é utilizar o cuscuzeiro. Ele também serve para cozinhar legumes e outros ingredientes. 

Leia também: Como cozinhar legumes no vapor?

Aproveite essas dicas!


Eu tenho certeza que depois de descobrir como cozinhar brócolis no vapor, ficou muito mais fácil incluir esse ingrediente na sua dieta, não é mesmo?

O brócolis é um legume que além de ser muito saboroso é também uma rica fonte de nutrientes que ajudam a melhorar o funcionamento do nosso corpo, sendo assim, não perca mais tempo. 

Aproveite essas dicas que eu trouxe para você e prepare uma porção para toda a sua família. 

Antes de ir, é claro que eu não vou esquecer de te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção até aqui. Ela é sempre muito bem vinda. 

Eu realmente estou torcendo para que todas essas informações que eu trouxe nesse artigo tenham te ajudado de alguma maneira a encontrar o que você estava procurando e que você saia daqui um pouco mais inspirado para colocar as mãos na massa. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!