Como cortar tomate para salada? 

Se você quer saber como cortar tomate para salada, não deixe de conferir esse artigo que vou te ensinar o método mais fácil. 

O tomate é muito utilizado aqui no Brasil e existem infinitas receitas de salada que você pode adicionar ele para dar mais sabor. Logo abaixo vou te explicar melhor como preparar ele para uma salada. Não deixe de conferir.

Faça a higienização correta


como cortar tomate para salada

Antes de começar a preparar os tomates para fazer sua salada, é muito importante que você higienize da forma correta. 

Para isso você vai utilizar 1 litro de água e uma colher de sopa de água sanitária. Misture bem e deixe os tomates mergulhados nessa solução por 10 minutos. Em seguida lave com água filtrada e comece a preparar. 

Pode comer as sementes do tomate?


Popularmente o tomate é conhecido como um vegetal, mas na realidade ele é  uma fruta pois possui sementes. 

Existem muitas questões em cima do consumo dessas sementes, algumas pessoas dizem que elas representam risco à saúde, que causam pedras no rins, mas eu posso te garantir que muita coisa aí é mito. 

O tomate possui uma substância chamada oxalato. Essa substância pode aumentar o risco de pedras de oxalato de cálcio no rins. Para pessoas que têm facilidade na formação dessas pedras, o recomendado é evitar o consumo em excesso, mas observe que eu não mencionei as sementes. Até porque essa substância não está exclusivamente na semente e sim em todo o tomate. 

Sem esquecer que pessoas que possuem outro tipo de pedras no rins, não possuem nenhuma restrição. Essa informação é válida apenas para quem tem pedra de oxalato de cálcio. 

A verdade é que o tomate é um grande aliado para a prevenção de diversas doenças, como alguns tipos de câncer, devido a algumas substâncias como o licopeno e vitamina C. 

Saiba como cortar tomate para salada


Abaixo eu vou te deixar alguns vídeos te mostrando como cortar tomate para salada de várias formas. 

Se necessário assista o vídeo mais de uma vez para aprender a forma correta. Confira:

1 – Cortando tomate em rodelas

Acredito que essa seja a forma mais fácil de cortar tomate para saladas. No vídeo abaixo você vai encontrar uma demonstração simples de como fazer isso de forma fácil.

A dica é que você use uma faca afiada e realize o movimento com apenas um corte, para evitar que a polpa do tomate seja amassada. 

2 – Como cortar tomates em cubos

Se você pretende fazer uma salada vinagrete ou um molho de pimenta, essa é a forma ideal para cortar o tomate. 

No vídeo abaixo as sementes são retiradas, mas não é uma regra. Se você quiser pode deixar. 

3 – Como cortar tomate em formato de borboleta

Se você pretende fazer uma salada diferente, esse é o corte perfeito para deixar ela bem mais bonita. 

Essa maneira de cortar tomate também pode ser um incentivo para as crianças que não gostam muito de salada. Confira

Leia também: O que servir junto com tábua de frios?

Experimente essas dicas!


como cortar tomate em cubos

Agora que você já sabe como cortar tomate para salada, não perca mais tempo. Comece agora mesmo a experimentar essas dicas que acabei de te passar. 

As 3 formas que acabei de te apresentar são jeitos simples de cortar um tomate. Até mesmo para cortar em formato de borboleta você não vai encontrar dificuldades. 

Se possível, me conta aqui nos comentários se você conseguiu realizar esses cortes, tá certo? E se você conhecer alguma outra forma de cortar tomates para salada, me conta também. Eu vou adorar saber!

Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e tenham te deixado ainda mais inspirado para preparar uma salada deliciosa aí para a sua família. 

Boa sorte e até a próxima!