Como congelar maçã? Aprenda o jeito certo de conservar

Quer saber como congelar maçã? Então eu acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Aqui eu vou te passar dicas incríveis para conservar essa fruta e também vou te contar quais são os principais benefícios dela. Confira!

Descubra como congelar maçã


Como congelar maçã

Acredito que essa é uma das frutas mais consumidas aqui no Brasil e uma das suas principais características é o seu sabor e a sua versatilidade culinária. 

Mas apesar da sua popularidade, não é todo mundo que sabe como congelar maçã da maneira correta e foi por isso que eu preparei esse artigo.

A verdade é que congelar maçãs não é um processo difícil, mas alguns passos ajudam a preservar sua textura e sabor. 

O primeiro passo que você precisa tomar é na hora da escolha das frutas. Sempre escolha maçãs maduras, firmes e sem danos. Logo em seguida lave e descasque, caso prefira.

Depois retire as sementes na parte central das maçãs e corte em fatias ou pedaços, conforme sua preferência. Caso queira, você pode mergulhar as fatias em uma solução de água e suco de limão para evitar a oxidação.

Espalhe as fatias de maçã em uma assadeira forrada com papel manteiga, com uma certa distância entre os pedaços para que não grudem. Leve ao congelador por cerca de 3 horas ou até que fique firme. 

Agora é só transferir para um saco plástico próprio para congelamento, remover o máximo de ar possível de dentro dele, lacrar e levar ao congelador. 

Quanto tempo a maçã pode ficar no congelador?


Caso o armazenamento tenha sido realizado da maneira correta, essas maçãs podem ficar no congelador por até 12 meses, sendo que o mais indicado é que elas sejam consumidas nos primeiros 6 meses para ter uma melhor experiência.

Lembre-se de adicionar uma etiqueta com a data do congelamento na embalagem. Isso vai te ajudar a acompanhar a validade dessa maçã de uma maneira mais fácil. 

Como conservar maçã na geladeira?


Caso a sua ideia seja consumir essa maçã dentro dos próximos dias, saiba que você também consegue conservar essa fruta na geladeira tranquilamente. A única diferença é que dessa maneira, sua validade muda. 

Para conservar na geladeira, eu aconselho que você evite deixar essa maçã próxima de outras frutas. Isso vai adiantar o processo de amadurecimento e vai fazer com que a maçã estrague rápido. 

Utilize um recipiente plástico limpo e com tampa que vede bem. 

Qual a validade da maçã na geladeira?


Essa informação pode variar de acordo com a forma que essa maçã foi armazenada. Caso você tenha deixado ela inteira na geladeira, saiba que a validade pode chegar até 6 semanas. 

Agora se a maçã foi cortada e guardada com casca, saiba que essa validade cai para no máximo 4 dias na geladeira. 

Sem casca, seu tempo de vida é ainda menor. No máximo 2 dias. 

O que fazer com maçã congelada?


A  grande vantagem de congelar maçã é que você sempre vai ter uma fruta na sua geladeira para preparar diversas receitas e para te inspirar, eu resolvi te contar o que você pode fazer com essa fruta congelada. Acompanhe!

  • Smoothies: Adicione fatias de maçã congelada aos seus smoothies para uma textura refrescante e um sabor naturalmente doce.
  • Sobremesas: Use maçãs congeladas em tortas, bolos e crisps. Elas mantêm sua forma e liberam umidade durante o cozimento.
  • Molhos e purês: Cozinhe maçãs congeladas para fazer molhos, purês ou compotas para acompanhar carnes ou sobremesas.

Conheça os principais benefícios da maçã


Como conservar maçã

Além do sabor e da sua crocância, a maçã também oferece uma grande variedade de benefícios incríveis para a nossa saúde. 

Abaixo eu vou citar alguns para você ficar por dentro de tudo. Confira:

  • Rico em fibras: A maçã é rica em fibras solúveis, como a pectina que ajuda na digestão e na manutenção da saúde intestinal.
  • Fonte de vitaminas e minerais: As maçãs contêm uma variedade de vitaminas, como a vitamina C, e minerais, como o potássio, essenciais para a saúde geral do corpo.
  • Rico em antioxidantes: A fruta também oferece antioxidantes, como flavonoides e polifenóis, que ajudam a combater o estresse oxidativo e a proteger as células do corpo.
  • Controle do peso: As maçãs são uma opção de lanche saudável e de baixas calorias, sendo associadas ao controle de peso quando incluídas em uma dieta equilibrada.

Leia também: Quais frutas colocar na salada de frutas?

Experimente essas dicas!


Depois de descobrir como congelar maçã, não perca mais tempo. Aproveite todas essas informações e coloque todas essas dicas em prática. Eu tenho certeza que elas vão te ajudar a conservar essa fruta por muito mais tempo. 

Ah, caso você conheça alguma outra dica para conservar maçã, não esquece de me contar aqui nos comentários. Eu vou amar saber!

E antes de ir, preciso te dizer obrigada pela sua companhia e atenção. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e sigo torcendo para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Boa sorte e até a próxima!