Churrasco para 200 pessoas: Quantos quilos de carne?

Por acaso você está procurando tudo que você precisa para fazer um churrasco para 200 pessoas? Então não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei para você. 

Organizar um churrasco para um grande grupo de pessoas pode parecer uma tarefa assustadora à primeira vista, mas com o planejamento certo e as escolhas adequadas, pode se transformar em um evento de sucesso e delicioso para todos os presentes. 

Se você está se preparando para receber 200 convidados, é importante calcular cuidadosamente as quantidades de carne e acompanhamentos. Aqui eu vou te contar um pouco mais sobre tudo isso e também vou te passar algumas dicas bem legais. Confira!

Descubra quantos quilos de carne para um churrasco para 200 pessoas


Churrasco para 200 pessoas

A quantidade de carne necessária para alimentar 200 pessoas em um churrasco varia dependendo dos tipos de carne que você escolher e das preferências dos seus convidados. 

No geral, é recomendável calcular aproximadamente 400 a 500 gramas de carne por pessoa, levando em consideração que alguns irão consumir mais e outros menos.

Sendo assim, você vai precisar de cerca de 80 a 100 quilos de carne no total. 

Por exemplo, 30 quilos de picanha, 20 quilos de linguiça, 15 quilos de frango e 15 quilos de costelas.

Opções carnes para churrasco


Por ser uma grande quantidade, é importante que você ofereça uma variedade de carnes e na quantidade certa. Abaixo eu vou te contar os tipos de carnes que você precisa ter no seu churrasco para 200 pessoas e também a quantidade de cada uma. Confira:

  • Picanha: 30 kg;
  • Linguiça: 20 kg;
  • Frango: 15 kg;
  • Costela: 15 kg.

Além das opções mencionadas acima, você pode considerar incluir também carne de porco, como pernil ou costelinha, e cortes de carne bovina mais econômicos, como contrafilé e alcatra. Certifique-se de temperar as carnes com antecedência e preparar marinadas saborosas para realçar o sabor.

O que servir de acompanhamento?


Além de se preocupar com as carnes, você também precisa pensar nos acompanhamentos, pois eles são fundamentais para complementar o churrasco e garantir uma refeição completa e satisfatória. Aqui estão algumas opções e quantidades recomendadas:

  • Pães e Vinagretes: Cerca de 30 a 40 pacotes de pão de alho e 10 a 15 litros de vinagrete serão suficientes para acompanhar as carnes;
  • Saladas: Prepare de 10 a 15 quilos de salada de maionese, 10 a 15 quilos de salada verde e 5 a 10 quilos de farofa para garantir variedade e opções saudáveis;
  • Arroz: O arroz é um acompanhamento clássico em qualquer churrasco. Para um evento com 200 convidados, prepare 20 kg de arroz cozido;
  • Feijão tropeiro ou mandioca cozida: Calcule cerca de 10 a 15 quilos de cada opção.

Se planeje antecipadamente!


A verdade é que para fazer um churrasco para 200 pessoas é importante que você se planeje com muito antecedência. 

Comece a planejar seu churrasco pelo menos duas semanas antes. Faça uma lista detalhada de tudo o que você precisará, desde as carnes e acompanhamentos até os utensílios de churrasco e mesas e convidados. 

E por falar neles, assim que você definir a lista de quem vai participar desse evento, entre em contato com todos, se possível, para verificar se alguém possui algum tipo de restrição alimentar. Assim você tem tempo de preparar algo especial para essa pessoa. 

Escolha uma boa churrasqueira!


Por ser uma grande quantidade de carnes, é importante que você utilize uma churrasqueira grande o suficiente para acomodar muitas carnes ao mesmo tempo. 

Além disso, a pessoa que vai comandar a churrasqueira deve ser definida antes do evento e essa pessoa precisa saber controlar bem o fogo para que as carnes não passem do ponto. 

Monte uma equipe de apoio!


Carnes para churrasco para 200 pessoas

Esse é um evento grande e servir 200 convidados é um desafio quase que impossível para uma pessoa apenas. Por isso, não hesite em pedir ajuda. 

Recrute amigos ou familiares para ajudar no preparo das carnes, no serviço aos convidados e na limpeza após o evento.

Se for possível, contrate profissionais para preparar as carnes e os acompanhamentos e também servir seus convidados.

Leia também: Posso usar sal grosso para cozinhar?

Comece agora mesmo!


Acredito que agora que você já sabe como fazer um churrasco para 200 pessoas, ficou mais fácil organizar esse evento, não é mesmo? Então não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas incríveis que eu trouxe para você e comece a preparar esse evento agora mesmo!

Eu tenho certeza que com essas dicas, esse desafio será bem mais fácil.

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e sigo torcendo para que você saia daqui ainda mais inspirado e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!


você pode gostar também