Aspargos tem gosto de que? Como preparar?

Por acaso você está se perguntando se aspargos tem gosto de que? Então saiba que você está no lugar certo. 

Aqui eu vou te contar sobre o sabor desse ingrediente e também vou te ensinar como preparar ele aí na sua casa de uma forma simples. Confira!

Saiba qual o gosto do aspargo


Aspargos tem gosto de que

Os aspargos são vegetais super versáteis mas que não são tão populares aqui no Brasil. Justamente por isso que não é todo mundo que sabe o sabor dele. 

A verdade é que o aspargo possui um sabor único. Ele é conhecido por ter um gosto ligeiramente amargo, mas também com notas terrosas, às vezes comparadas a nozes ou até mesmo ao sabor adocicado das ervilhas. 

Uma outra característica do seu sabor é o seu frescor que torna a experiência ainda mais incrível. 

Aprenda a fazer aspargos em casa


Para preparar aspargos em casa, a primeira coisa que você deve fazer é lavar bem o ingrediente para remover qualquer sujeira ou resíduo impregnado. 

Em seguida, remova os talos, que são a parte inferior do ingrediente. Eles possuem uma textura mais firme por conta da quantidade de fibra presente nessa região. 

Depois você vai precisar cozinhar eles. Dá para fazer isso no vapor, na grelha, assado ou até mesmo refogado na frigideira.

O que usar para temperar aspargos?


Para agregar ainda mais sabor, é importante adicionar alguns ingredientes no preparo desses aspargos. Abaixo eu vou citar algumas opções para você. Confira:

  • Limão: O toque cítrico do limão complementa bem o sabor dos aspargos.
  • Ervas frescas: Salsa, coentro, tomilho e estragão podem realçar o aroma e sabor dos aspargos.
  • Queijos: Parmesão, ricota ou feta combinam bem, seja em um acompanhamento ou como parte de uma receita.

Pode congelar aspargos pronto?


Sim! Os aspargos podem ser congelados, mas é importante fazer isso da maneira correta para manter a textura e o sabor.

A primeira coisa que você precisa fazer é o branqueamento. Para isso mergulhe-os em água fervente por alguns minutos e, em seguida, transfira para um banho de gelo para interromper o cozimento. Isso vai fazer com que o sabor e a textura sejam preservados por mais tempo. 

Após o processo de branqueamento, seque bem os aspargos e embale em sacos próprios para congelamento, removendo o máximo de ar possível antes de selar.

Não esqueça de adicionar uma etiqueta informando a data do congelamento. Assim será muito mais fácil acompanhar a validade. 

Conheça os benefícios do aspargo


qual o gosto do aspargo

Como já foi falado aqui, o aspargo é um ingrediente que oferece uma grande quantidade de benefícios para o nosso organismo. A seguir eu vou te contar os principais para você ficar por dentro de tudo que ele pode te oferecer. Acompanhe!

  • Rico em nutrientes: Os aspargos são ricos em nutrientes como fibras, vitaminas (K, A, C) e ácido fólico.
  • Antioxidantes: Ele também contém compostos antioxidantes que podem ajudar na saúde do coração e na redução do risco de certas doenças.
  • Favorece o emagrecimento: O aspargo possui fibras que formam um tipo de gel no estômago que tem como principal função prolongar o  tempo de digestão, favorecendo o emagrecimento. 
  • Evita a diabetes: Suas fibras também são conhecidas  por diminuir a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos. Isso ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.
  • Fortalece o sistema imunológico: O aspargo também é rico em flavonoides e betacaroteno. Esses compostos antioxidantes protegem as células de defesa contra os danos causados pelos radicais livres. Sem contar que eles melhoram a resposta do organismo contra bactérias, vírus e fungos. 
  • Mantém a saúde dos olhos: Esse é um ingrediente que por conte uma boa quantidade de luteína e zeaxantina ele possui uma ação antioxidante fotoprotetora que protege os olhos contra os raios ultravioletas do sol e também contra a luz azul emitida por computadores e celulares.
  • Previne o envelhecimento precoce: Os antioxidantes presentes no aspargo também são conhecidos por proteger a pele contra os raios ultravioletas do sol, evitando a formação de rugas e flacidez. 

Leia também: Recheio para omelete

Experimente!


Agora que você já sabe se os aspargos tem gosto de que, não deixe para depois. Siga esse passo a passo e prepare esse ingrediente aí na sua casa. Eu tenho certeza que você vai adorar o sabor dele. 

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar se você gostou e qual nota você daria para esse ingrediente. 

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção até aqui. Ela é muito importante para que eu possa continuar trazendo um conteúdo de qualidade para você todos os dias.

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!