Como empanar berinjela com farinha de trigo?

Por acaso você está procurando saber como empanar berinjela com farinha de trigo? Então eu acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Empanar berinjela é uma maneira fantástica de transformar esse ingrediente em um prato crocante e delicioso. 

Aqui eu vou te contar como fazer isso de maneira simples e também vou te passar algumas dicas interessantes. Não deixe de conferir!

Saiba como empanar berinjela com farinha de trigo


Como empanar berinjela com farinha de trigo

Seja como acompanhamento ou prato principal, berinjelas empanadas são apreciadas por sua crocância e interior macio. 

Antes de empanar a berinjela, a primeira coisa que você precisa fazer é lavar bem as berinjelas e cortar em fatias ou rodelas, de acordo com a sua preferência. 

Para remover o amargor, salpique sal sobre as fatias de berinjela e deixe descansar por 20 a 30 minutos. Em seguida, enxágue bem e seque com papel toalha.

Logo depois, passe as fatias de berinjela na farinha de trigo, garantindo que todas as superfícies estejam cobertas. Em seguida, mergulhe as fatias enfarinhadas em ovo batido. Para dar mais sabor, você pode adicionar uma pitada de sal, pimenta e até mesmo ervas secas ao ovo.

Por fim, passe as fatias na farinha de rosca, pressionando levemente para que a farinha de rosca grude bem.

Como fritar berinjela empanada?


Na hora de fritar a berinjela, comece aquecendo o óleo em uma frigideira e adicione uma quantidade suficiente para cobrir as fatias de berinjela. A temperatura ideal é de aproximadamente 180°C.

Frite as fatias de berinjela até que fiquem douradas e crocantes, o que deve levar cerca de 2 a 3 minutos de cada lado.

Retire as fatias com uma escumadeira e coloque sobre papel toalha para remover o excesso de óleo.

Qual outra farinha usar para empanar berinjela?


Além da farinha de trigo, existem outras opções de farinhas que você pode usar para empanar berinjela, cada uma oferecendo uma textura e sabor diferentes. Abaixo eu vou deixar algumas sugestões para você. Acompanhe:

  • Farinha de arroz: Proporciona uma crocância leve e é uma excelente opção para quem precisa evitar o glúten;
  • Farinha de milho: Dá uma textura mais granulada e uma cor dourada atraente às berinjelas;
  • Panko: Esta farinha de pão japonesa resulta em uma empanada extremamente crocante e é uma das favoritas para empanados;
  • Farinha de Amêndoas: Ideal para uma opção low-carb, adiciona um sabor levemente doce e uma textura rica.

Não sobrecarregue a panela!


Quando for fritar a berinjela, lembre-se de não exagerar na quantidade de uma só vez, pois isso pode diminuir a temperatura do óleo e assim deixar ela encharcada de óleo. 

Sempre frite aos poucos, adicionando no máximo 3 fatias por vez. Assim o resultado será crocante e muito saboroso. 

O que combina com berinjela empanada?


Como empanar berinjela

A verdade é que a berinjela empanada é um prato versátil e pode ser servido de várias maneiras. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos e combinações:

  • Molho marinara: Um clássico molho de tomate que complementa perfeitamente a crocância da berinjela;
  • Molho de iogurte com ervas: Um molho refrescante feito com iogurte, limão e ervas frescas como hortelã e dill;
  • Molho tártaro: Tradicionalmente usado com frutos do mar, este molho também funciona bem com berinjela empanada;
  • Salada de folhas verdes: Uma salada simples de rúcula, espinafre e alface com um vinagrete leve;
  • Salada caprese: Tomates frescos, mussarela e manjericão regados com azeite de oliva e balsâmico;
  • Arroz ou quinoa: Sirva a berinjela empanada sobre uma cama de arroz ou quinoa para uma refeição mais completa e nutritiva;
  • Legumes grelhados: Combine com legumes grelhados como abobrinha, pimentões e cenouras para um prato colorido e saudável;
  • Massas: Berinjela empanada pode ser servida com massas, como espaguete ao alho e óleo ou penne com pesto.

Leia também: Pode congelar berinjela?

Não deixe de aproveitar!


Acredito que agora que você já sabe como empanar berinjela com farinha de trigo, ficou muito mais fácil preparar essa delícia aí na sua casa, não é mesmo? Então não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu trouxe para você e comece agora mesmo!

Usar farinha de trigo é uma opção clássica, mas explorar outras farinhas como panko ou farinha de arroz pode elevar ainda mais a experiência. Siga essas dicas que eu acabei de te passar e eu tenho certeza que você vai conseguir preparar um prato delicioso. 

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar se você acertou fazer esse empanado e também me dizer qual nota você daria para esse preparo. Eu vou amar saber!

Antes de ir embora, eu preciso te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção até aqui. Ela é muito importante para que eu possa continuar trazendo um conteúdo de qualidade para você todos os dias. 

Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirada e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!






Adora cozinhar e falar sobre comidas em geral, por isso, aqui no site eu abordo os mais diversos tipos de assuntos sobre o mundo da culinária, sempre tirando dúvidas e ajudando os leitores.