Qual o tempo de cozimento do bacalhau para desfiar?

Quer saber qual o tempo de cozimento do bacalhau para desfiar? Então eu acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Nesse artigo eu vou te contar o tempo exato e também vou te passar algumas dicas que valem a pena você conferir! Acompanhe!

Descubra qual o tempo de cozimento do bacalhau para desfiar


Qual o tempo de cozimento do bacalhau para desfiar

O bacalhau é um peixe que conquistou paladares ao redor do mundo, sendo um ingrediente apreciado em diversas culinárias. Seja em receitas tradicionais portuguesas, brasileiras ou de outras regiões, a preparação do bacalhau exige alguns cuidados especiais para garantir que ele fique suculento, sem excesso de sal e fácil de desfiar.

A parte de desfiar é uma das principais dificuldades encontradas por quem prepara esse peixe, mas eu te garanto que se ele for cozido no tempo certo o processo se torna bem mais simples. 

De acordo com as minhas pesquisas, para postas médias cozidas em água fervente, o tempo de cozimento pode variar de 15 a 20 minutos. Já as postas maiores, demora um pouco mais, podendo chegar a 30 minutos. 

Se você estiver sem tempo, também dá para cozinhar o bacalhau na panela de pressão. Todo o processo de cozimento demora no máximo 15 minutos. 

Quanto tempo para cozinhar no forno?


Você sabia que também dá para cozinhar o bacalhau no forno? Isso mesmo! Você vai precisar de um pouco mais de tempo, no máximo 30 minutos para ele alcançar a textura certa. 

A temperatura indicada é 180ºC e o forno precisa ser pré aquecido antes. 

Como dessalgar bacalhau?


Para cozinhar bacalhau é importante que você saiba dessalgar bem ele antes de iniciar o processo de cozimento. 

Para isso, deixe as postas de molho em água na geladeira por 24 a 48 horas, no mínimo. 

Lembre-se que durante esse tempo você precisa ir trocando a água sempre que possível.

Adicione sabor durante o cozimento


Para deixar o bacalhau ainda mais saboroso, aproveite o cozimento para agregar sabor. Adicione ingredientes como alho, cebola, folhas de louro e pimenta. 

Durante o tempo de cozimento, o peixe vai absorvendo esses sabores e o resultado será ainda mais satisfatório. 

Como desfiar o bacalhau?


A verdade é que se o bacalhau for cozido da maneira correta, desfiar ele não será um grande desafio. 

A primeira coisa que você precisa fazer é esperar ele esfriar um pouco. Isso vai facilitar o manuseio do peixe. 

Com as mãos ou utensílios, comece a desfiar o bacalhau, separando as fibras de carne. Se desejar pedaços menores, continue o processo até atingir a textura desejada.

Caso você encontre resistência na hora de desfiar, é sinal de que o peixe precisa de mais tempo no fogo. 

Cuidado com as espinhas!


Qual o tempo de cozimento do bacalhau

O bacalhau é um peixe que possui uma grande quantidade de espinhas, por isso enquanto você desfia ele, procure e retire todas que você encontrar. 

Além disso, observe se você encontra alguma pele e se encontrar retire. 

Conheça os benefícios do bacalhau


A verdade é que além do sabor incrível e de toda a sua versatilidade, o bacalhau é um peixe que oferece uma grande variedade de benefícios para o nosso organismo. 

Para você ficar por dentro de tudo que ele tem para te oferecer, eu vou deixar aqui os principais benefícios desse peixe. Confira!

  • Rico em proteínas: O bacalhau é uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, essenciais para a construção e reparação de tecidos musculares, crescimento e manutenção geral do corpo.
  • Baixo teor de gordura saturada: Comparado a outras fontes de proteína animal, o bacalhau tende a ter um teor mais baixo de gordura saturada. Isso o torna uma opção saudável para quem busca uma dieta equilibrada.
  • Fonte de ácidos graxos ômega-3: O bacalhau, especialmente o bacalhau-do-atlântico, é uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3, que são conhecidos por seus benefícios para a saúde cardiovascular, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas.
  • Fonte de vitaminas e minerais: O bacalhau é uma fonte de várias vitaminas e minerais essenciais, incluindo vitaminas do complexo B (B6 e B12), vitamina D, fósforo, selênio e iodo. Esses nutrientes desempenham papéis importantes em funções como a saúde óssea, a função cerebral e a imunidade.
  • Contribui para a saúde mental: Os ácidos graxos presentes no bacalhau têm sido associados a benefícios para a saúde mental, incluindo a redução do risco de depressão e a melhoria da saúde cognitiva.

Leia também: Bacalhau combina com qual salada?

Comece a preparar!


Agora que você já sabe qual o tempo de cozimento do bacalhau para desfiar, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu acabei de te passar e comece a preparar esse peixe agora mesmo. 

Eu tenho certeza que com essas dicas você vai conseguir preparar a sua receita preferida.

Antes de ir, eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!