Qual a melhor farinha de trigo para empada?

Por acaso você está procurando saber qual a melhor farinha de trigo para empada? Então eu acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Aqui eu vou te contar não só o tipo ideal de farinha para fazer esse salgadinho, como também vou te ensinar uma receita deliciosa para você reproduzir aí na sua casa. Não deixe de conferir!

Descubra qual a melhor farinha de trigo para empada


Qual a melhor farinha de trigo para empada

A verdade é que a farinha de trigo mais usada para fazer receitas de massa de empada é aquela mais comum que encontramos em qualquer supermercado.  

Ela também é conhecida como farinha de trigo tipo 1 ou tipo 2 e é muito utilizada nesse tipo de preparo, pois possui uma quantidade de glúten adequada para proporcionar elasticidade à massa, resultando em uma textura macia e consistente.

Dá para fazer empada com farinha de trigo com fermento?


Essa é uma dúvida muito comum pois a gente sempre tem farinha de trigo com fermento em casa, não é mesmo? De acordo com as pesquisas que eu realizei, a farinha de trigo com fermento não é a mais indicada para fazer a massa de empada.

O fermento presente nessa farinha pode interferir na textura da massa, deixando ela mais aerada do que o desejado para empadas, que costumam ter uma textura mais firme.

Experimente essa receita de massa de empada


Para ter um bom resultado no preparo de uma empada é importante que você conheça uma boa receita, com os ingredientes e quantidades ideias. 

Abaixo eu vou te apresentar um passo a passo simples e rápido para você experimentar. Confira:

Ingredientes:

  • 3/4 xícara de chá de margarina;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 2 colheres de sopa de água;
  • 1/2 colher de chá rasa de sal.

Modo de preparo:

  • Em um recipiente adicione a margarina e a farinha de trigo;
  • Misture bem até virar um tipo de farofa;
  • Em seguida adicione a água e o sal;
  • Continue misturando bem até formar uma massa bem homogênea;
  • Depois é só modelar e rechear as empadas.

Pode congelar massa de empada?


Por acaso você preparou uma boa quantidade de massa de empada e acabou sobrando? Não precisa se preocupar pois essa massa pode ser congelada facilmente. 

Você pode congelar a massa de empada de duas formas. A primeira é congelando elas já modeladas, assim fica mais fácil na hora de reutilizar. Para isso você vai precisar abrir a massa, moldar nas forminhas e depois levar para o congelador por pelo menos 3 horas até que congele completamente. 

Depois é só retirar das forminhas e armazenar em um saco próprio para congelamento. 

A outra maneira, é fazer uma bola com essa massa, cobrir com plástico filme e colocar dentro de um saco plástico para congelamento. 

Quanto tempo essa massa dura no congelador?


Caso você realize o congelamento da maneira correta, a massa de empada pode ficar no congelador por até 3 meses sem perder suas características. 

Na hora de descongelar basta deixar a massa na geladeira por pelo menos 12 horas ou até descongelar completamente. 

Lembre-se de sempre adicionar uma etiqueta informando a data do congelamento dessa massa. Assim será mais fácil acompanhar a validade dela. 

Conheça essas opções de recheios para empada


O recheio é o que vai dar o sabor suculento para a sua empada, por isso faça essa escolha com cuidado. 

Abaixo eu vou deixar algumas opções para você se inspirar. Confira:

1 – Recheio de frango cremoso

Esse é o recheio para empada mais tradicional e popular aqui no Brasil. Nessa  receita você vai aprender o passo a passo para preparar essa delícia aí na sua casa. Confira!

2 – Recheio de creme de queijo

Se você está com vontade de preparar uma empada com recheio de queijo, não deixe de experimentar essa receita abaixo. Eu tenho certeza que você vai adorar!

3 – Recheio de carne seca

O recheio de carne seca é um dos meus preferidos e apesar de não parecer, ele é super fácil de preparar. Experimente!

Leia também: Frango frito com maionese e farinha de trigo

Não deixe para depois!


Depois de descobrir qual a melhor farinha de trigo para empada, não perca mais tempo. Comece a preparar essa delícia ainda hoje! 

Aproveite para experimentar essa receita de massa de empada e essas opções de recheios que eu te apresentei. Eu tenho certeza que você vai adorar!

Obrigada pela sua companhia de sempre. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!