Pode congelar alho-poró? Dicas de congelamento

Por acaso você está procurando saber se pode congelar alho-poró? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para você. 

Aqui eu vou te contar algumas dicas que vão te ajudar a manter esse vegetal conservado por mais tempo, evitando assim o desperdício. 

Não deixe de conferir!

Descubra se pode congelar alho-poró


Pode congelar alho-poró

O alho-poró é um vegetal muito usado em caldos e sopa, mas todo mundo sabe que ele não dura por muito tempo na geladeira. 

É por isso que sempre surge a dúvida se pode congelar ou não ele e a verdade é que você pode sim congelar alho-poró. O mais importante nesse caso é que ele seja armazenado em um recipiente adequado, mas falaremos sobre isso a seguir. 

Dá para congelar alho-poró cozido?


Se você preparou esse ingrediente para usar em alguma receita e só no final percebeu que exagerou na quantidade, não precisa se preocupar. Você também pode congelar alho-poró cozido sem nenhum problema. 

Caso você ainda vá cozinhar o vegetal, deixe ele um pouco al dente. Assim na hora de usá-lo novamente, não corre o risco de passar do ponto. 

Pode congelar as folhas do alho-poró?


Apesar de não ser a parte mais usada do alho-poró, as folhas também ajudam a agregar sabor em algumas receitas. 

Por isso, caso você queira congelar elas também, saiba que é super possível. 

Para isso, lave-as bem, seque-as e coloque em uma embalagem plástica própria para o congelamento. 

Por quanto tempo posso deixar o alho-poró no congelador?


Se a ideia aqui é conservar esse vegetal pelo máximo de tempo possível, eu preciso te dizer que o congelamento é realmente a sua melhor opção. 

Dessa forma, o alho-poró pode ficar armazenado por até 10 meses. Esse prazo vale tanto para o ingrediente cru quanto para ele cozido. 

Como congelar alho-poró?


A primeira coisa que você precisa fazer é higienizar o vegetal. Existem produtos disponíveis para venda que prometem uma limpeza profunda ou coisa parecida, mas a verdade é que o melhor ingrediente para isso é água e vinagre. 

Encha uma bacia com água e coloque 2 colheres de vinagre. Em seguida mergulhe completamente o alho-poró e deixe descansar por cerca de 15 minutos. 

Depois escorra e lave com água corrente. A seguir seque bem todas as folhas e depois retire a raiz e o excesso de folhas do caule.

Em seguida corte a parte branca em rodelas ou em pedaços grandes e as folhas você pode congelar inteiras. Deixando para cortar só na hora de usar, de acordo com o que pede na sua receita. 

Escalde o alho-poró antes de congelar


Essa não é uma etapa obrigatória, mas de acordo com os mais renomados chefs de cozinha isso pode fazer com que os legumes estejam com a aparência mais fresca depois de descongelados. 

Para isso você vai precisar encher uma panela com água e deixar ferver. Em seguida mergulhe o alho-poró e deixe por 1 minuto. 

Depois lave com água corrente e leve para o congelador.

Qual o melhor recipiente para armazenar alho-poró?


por quanto tempo congelar alho-poró

O mais indicado é que esse vegetal seja conservado sempre em um recipiente de vidro e com uma tampa que vede bem.

Outra coisa que também pode ser utilizado para esse fim é aquele saco plástico que geralmente vem dos supermercados com os legumes. Caso ele seja a sua opção, você precisa se atentar a retirar o máximo de ar de dentro desse saco. 

E não esqueça que independente do recipiente que você for usar, o vegetal precisa estar bem seco. O contato com a água acelera o processo de oxidação e isso faz com que o alho-poró estrague mesmo no congelador. 

Leia também: Pode congelar vinagrete?

Aproveite todas essas dicas!


Agora que você já sabe que pode congelar alho-poró, não perca mais tempo. Aproveite essas dicas que eu te passei para conservar esse vegetal por mais tempo aí na sua casa. 

Se você, assim como eu, odeia desperdiçar alimentos, eu tenho certeza que todas essas informações serão bem vindas. 

Por acaso você conhece alguma outra técnica de conservação do alho-poró que não seja o congelamento? Se sim, me conta aqui nos comentários. Eu vou adorar saber!

Antes de ir embora, é claro que eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia e atenção de sempre. Isso é muito importante para todos nós!

Eu realmente espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma maneira. Desejo também que todas essas informações tenham te inspirado um pouco mais e que você tenha encontrado aqui todas as respostas para as suas dúvidas. 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!