Pão de minuto rápido e fofinho: Receita e dicas

No artigo de hoje você vai aprender a fazer o famoso pão de minuto rápido e fofinho. É uma receita bem tradicional e eu tenho certeza que você vai adorar conhecer.

Além disso, vou te passar algumas dicas para você não errar nesse preparo. Confira!

Receita de pão de minuto


Ingredientes: 

  • 500g de farinha de trigo
  • 200g de açúcar
  • 125g de margarina
  • 2 ovos
  • Leite para dar o ponto
  • 2 colheres de sopa rasas de fermento para bolo
  • Essência de baunilha

Modo de preparo:

  • Em um recipiente adicione o açúcar, a margarina os ovos e a essência de baunilha;
  • Mexa bem e em seguida acrescente a farinha de trigo, o fermento e um pouco de leite;
  • Misture até envolver todos os ingredientes e modele os pães como mostra no vídeo;
  • Transfira para uma forma untada com óleo e pincele com gema;
  • Leve ao forno pré aquecido em 180° por 25 minutos ou até dourar.

Dicas para fazer o pão de minuto


pão de minuto rápido e fofinho

O pão de minuto é um pão que mistura o doce e o salgado e possui esse nome pois seu preparo é super rápido, em poucos minutos já é possível experimentar. Ele tem uma massa muito parecida com uma pão escocês chamado scone. 

Por não ser uma receita muito comum entre os brasileiros, eu resolvi trazer algumas dicas para facilitar a sua vida na hora de preparar essa receita. Confira abaixo:

Não sove por muito tempo

Uma das dicas mais importantes e que você precisa saber antes de começar a preparar esse pão é que ele não precisa sovar nem mexer por muito tempo. Basta misturar bem todos os ingredientes e levar para o forno. Não estranhe, pois a massa fica meio quebradiça mesmo pois o glúten da farinha não foi desenvolvido. 

Abra a massa com as mãos

No vídeo acima é mostrado exatamente como deve ser aberta a massa. Não tem a necessidade de usar rolo ou qualquer outro utensílio. Basta pegar um pedaço da massa, enrolar com as mãos, colocar na forma e amassar com os dedos para ficar no formato tradicional. 

Cuidado com o tempo do forno

Outra coisa que você precisa saber é que essa é uma massa que não precisa de muito tempo de forno. O ideal é que quando começar a dourar, você já desligue o fogo. Se achar que a massa precisa de mais tempo assando, deixe por mais alguns minutos dentro do forno com o fogo desligado, mas tome cuidado, pois essa massa é muito fácil de queimar. 

Adicione o recheio de sua preferência

Uma dica super interessante para você que quer adicionar mais sabor ao seu pão de minuto é acrescentar algum recheio de sua preferência. Os mais utilizados nesse caso são as gotas de chocolate e também as amêndoas, mas fique a vontade para usar a sua criatividade e adicionar algo do seu gosto.

Essas opções que eu citei acima podem ser adicionadas diretamente à massa antes de levar ao forno, mas você também pode rechear o pão de minuto depois que ele estiver pronto. Experimente o requeijão cremoso. Fica uma delícia!

Leia também: O que fazer quando a massa do pão fica dura

Faça agora mesmo!


Agora que você já sabe como fazer pão de minuto rápido e fofinho, comece agora mesmo a separar os ingredientes que você vai utilizar. Eu tenho certeza que com essa receita e essas dicas que acabei de te passar, você vai conseguir preparar essa delícia para a sua família. 

Só mais uma dica que não poderia faltar: sirva com café! Fica uma delícia a combinação de sabores. Você não vai se arrepender. 

Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e se possível, volta aqui depois para me contar como foi a experiência de preparar essa iguaria e se você gostou do resultado final. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!