O que comer com aveia?  3 coisas que combinam

Se você está procurando saber o que comer com aveia, então acredito que esse artigo foi feito para você. Aqui vou te contar algumas opções que podem acompanhar esse cereal super nutritivo. 

Além disso, vou te passar algumas informações sobre esse produto e também te falar alguns benefícios dele. Confira!

O que é e como é feito a aveia?


o que comer com aveia

A aveia é um cereal que faz parte da dieta dos seres humanos há muito anos. 

De acordo com algumas histórias, ela foi vista pela primeira vez no Oriente Médio em plantações de outro cereal muito conhecido, o trigo. 

O farelo de aveia, que é o produto que encontramos nos principais supermercados do Brasil, é obtido através da casca dos grãos da aveia. 

Já a farinha de aveia é obtida da moagem dos grãos. 

Conheça os benefícios da aveia


Esse é um cereal bastante conhecido por ser uma rica fonte de fibras e por ser super versátil, já que pode ser usado em receitas doces e salgadas. 

Seus principais benefícios são os seguintes:

1 – Aliado na prevenção do câncer de intestino

Justamente por conter muitas fibras, a aveia é diretamente associada ao combate do câncer de intestino. 

Ela evita prisão de ventre e melhor o funcionamento do órgão com o objetivo de eliminar substâncias ruins. 

2 – Controla o nível de colesterol no sangue

A aveia possui uma substância chamada beta-glucana. Essa é uma fibra responsável por diminuir os níveis de colesterol no sangue, evitando assim o risco de  doenças cardiovasculares. 

3 – Melhora o humor

Além de todos esses nutrientes citados, a aveia também oferece triptofano, um aminoácido que se transforma em serotonina e é responsável por aumentar a sensação de bem-estar e também melhora a qualidade do sono. 

Saiba o que comer com aveia


Esse é um ingrediente que te permite preparar diversos pratos. O mais conhecido é o mingau de aveia, que pode ser feito tanto com a farinha, quanto com o farelo e em flocos. 

Outra forma de servir aveia é na vitamina. Você pode adicionar no liquidificador e bater tudo junto ou pode deixar para adicionar o cereal depois, para manter a sua textura. 

Além disso, você também pode combinar a aveia com os ingredientes seguintes:

Frutas;

Esse cereal é servido principalmente com frutas como banana, maçã, manga, goiaba melão e mamão. Normalmente estão acompanhadas de mel e geleias.

Iogurtes;

A aveia é bastante consumida no café da manhã com iogurtes de diversos sabores. Dê preferências em consumir iogurtes naturais, aqueles sem conservantes e açúcar. 

Pães;

Se você gosta de preparar pães caseiros, experimente usar a aveia na massa. Você também pode substituir a farinha de trigo pela farinha de aveia e isso vale para qualquer receita. 

Conheça 10 formas de usar aveia na sua dieta


A aveia te oferece diversas possibilidades de uso. Desde bolos, pães, panquecas, sucos, omeletes e outras milhares de receitas deliciosas que você pode inserir nesse ingrediente super nutritivo. 

Logo abaixo eu vou deixar um vídeo que te apresenta 10 formas de usar aveia na sua alimentação. Confira!

Leia também: Receitas de pão de aveia

Explore este ingrediente!


Agora que você já sabe o que comer com aveia, não perca mais tempo. Aproveite o máximo que esse ingrediente tem para te oferecer. 

Ah, e se você conhece alguma outra coisa que combina com aveia e não foi citada aqui, me conta nos comentários. Eu vou adorar saber!

Obrigada por ter me acompanhado até aqui e até a próxima!