O que acontece se não colocar fermento na torta?

Se você está procurando saber o que acontece se não colocar fermento na torta, não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei especialmente para você.

Aqui eu vou te contar qual o resultado disso e também vou te passar algumas dicas que vão te ajudar muito. Confira!

Descubra o que acontece se não colocar fermento na torta


O que acontece se não colocar fermento na torta

Você preparou a sua receita de torta preferida e só no final reparou que esqueceu de colocar o fermento? 

Então você precisa saber que o fermento desempenha um papel importante na preparação de massas de torta, contribuindo para a sua textura, volume e maciez. Quando esquecido,o resultado final pode ser uma torta com uma consistência densa e pouco atraente. Ela não terá a capacidade de crescer e desenvolver uma textura leve e arejada. 

Em vez disso, a massa provavelmente ficará pesada. Além disso, o sabor pode ser afetado, pois o fermento desempenha um papel na liberação de certos aromas durante o processo de fermentação.

Saiba como substituir o fermento na torta


Se você estiver sem fermento ou preferir evitar o uso dele em sua massa de torta, existem algumas alternativas que podem ser usadas como substitutos. 

Abaixo eu vou citar alguns. Acompanhe!

  • Bicarbonato de sódio: O bicarbonato de sódio pode ser usado como substituto do fermento em algumas receitas de torta. Geralmente, você precisará de uma pequena quantidade, cerca de 1/4 a 1/2 colher de chá para cada xícara de farinha. O bicarbonato de sódio deve ser combinado com um ácido, como suco de limão, vinagre ou iogurte, para ativar seu efeito de fermentação.
  • Fermento químico: O fermento químico, também conhecido como fermento em pó, é uma alternativa ao fermento biológico usado em muitas receitas de torta. Ele contém uma combinação de bicarbonato de sódio e um ácido, e é ativado quando entra em contato com líquidos e calor durante o cozimento.
  • Clara de ovo batida: Algumas receitas de torta podem se beneficiar da adição de claras de ovos batidas para ajudar na aeração da massa e no desenvolvimento da textura. Bata as claras em neve e incorpore delicadamente à massa antes de assar.

O que fazer quando esquecer de colocar fermento na massa de torta?


Se você perceber que esqueceu de colocar fermento na massa de torta antes de assá-la, ainda é possível tentar corrigir o problema.

A primeira coisa que você precisa observar é se ainda tem como adicionar esse fermento. Se a massa permitir, adicione e misture por alguns minutos para incorporar o ingrediente na massa.

Caso não seja possível adicionar o fermento, aceite o erro e consequentemente o resultado dele. Use essa experiência como aprendizado para que na próxima vez isso não aconteça. 

Experimente essa receita de massa de torta sem fermento


O que fazer se não colocar fermento na torta

A verdade é que existem diversas receitas de massa de torta sem fermento e você pode começar já preparando uma delas. 

Abaixo eu vou te apresentar uma receita super simples e rápida de preparar e que não leva fermento. 

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara de manteiga gelada, cortada em cubos;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 1/4 xícara de água gelada ou mais, conforme necessário.

Modo de preparo:

  • Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo e o sal;
  • Adicione a manteiga gelada cortada em cubos à tigela e use os dedos para misturar até que a mistura se assemelhe a uma farinha grossa;
  • Aos poucos, adicione água gelada à mistura, uma colher de sopa de cada vez, até que a massa comece a se unir;
  • Cuidado para não adicionar mais água do que o necessário;
  • Forme a massa em uma bola, enrole em um plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de usar;
  • Abra a massa em uma superfície enfarinhada e cubra uma forma para torta;
  • Adicione o recheio de sua preferência e asse de acordo com as instruções da sua receita. 

Leia também: Recheio para torta de bolacha

Não desista!


Agora que você sabe o que acontece se não colocar fermento na torta, aproveite essas dicas para preparar a sua receita. 

E caso aconteça esse tipo de esquecimento, acredite no resultado da sua torta. Como eu disse, existem receitas de massa de torta que não precisam de fermento e ainda assim ficam saborosas. 

Ah, aproveite para experimentar essa receita que eu acabei de te passar. Com ela não tem erro e o resultado dela é incrível e se der, volta aqui para me contar se você gostou dela e qual nota você daria para essa massa. 

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!