Como usar manjericão na carne e surpreender no seu almoço?

Essa é uma erva muito utilizada em todo mundo na preparação de várias receitas. Entretanto, algumas pessoas tem dúvidas sobre como usar manjericão na carne.

De fato, é uma questão comum, visto que estamos mais habituados ao uso desse alimentos na culinária de origem italiana ou influenciada por ela, como no caso de massas, molhos, saladas e em acompanhamentos de receitas com queijo.

Então, para esclarecer essa dúvida e você poder desfrutar desse tempero delicioso nas suas proteínas, preparamos esse texto!

Assim, você com certeza vai surpreender a todos com esse toque diferencial que esse ingrediente proporciona. Gostou? Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Como usar manjericão na carne e surpreender no seu almoço?

Como usar manjericão na carne

Para saber como usar manjericão na carne a primeira coisa que você deve considerar é que, via de regra, esse tempero deve ser acrescentado sempre no final dos preparos para que o frescor seja mantido.

Isso porque,  quanto mais fresco mais intenso é o seu sabor e aroma. Logo, colocar essa erva no início dos preparos vai fazer com quê essas características se percam por causa das altas temperaturas, bem como parte dos seus nutrientes.

Então, você basicamente tem duas alternativas para o uso em carnes:

  • Manjericão em receitas de carne cozida:

Nesse caso é bem mais simples, basta acrescentar algumas folhas, que podem ser inteiras ou picadas, no final do cozimento e misturar. Com isso você preserva as especificidades do manjericão garantindo muito mais sabor para o seu prato.

Mas atenção! Cuidado para não exagerar, já que essa erva possui um gosto marcante e pode acabar se sobressaindo em relação aos outros ingredientes, a ideia não é essa, e sim criar um equilíbrio entre os temperos. Por isso mesmo, o ideal é ir provando.

O legal é que o manjericão vai bem com vários tipos de carne, entretanto especialmente, carnes de panela, cozidos de frango e receitas com proteínas moídas, são enriquecidas particularmente por esse alimento.

  • Manjericão para temperar assados ou churrasco

Também é possível potencializar muito o sabor dos seus assados, ou a carne de churrasco, com o manjericão e, com certeza, surpreender a todos com esse toque especial.

Mas, como ele, para ter todo esse diferencial, precisa ser consumido fresco, a forma de temperar carnes preparadas dessa forma é através de molhos. Assim, você pode servir a parte para que as pessoas acrescentem a gosto, ou mesmo pincelar a proteína depois de pronta.

Um exemplo é o próprio molho pesto, que muitas pessoas não sabem, mas que vai muito bem em carnes também. Confira uma receita maravilhosa abaixo:

Dicas para comprar manjericão de qualidade

Mesmo aprendendo como usar manjericão na carne, não adianta muita coisa se você comprar temperos que não possuem a qualidade apropriada. Portanto, é muito importante saber escolher essas ervas para se conseguir excelentes resultados.

Vamos conferir então algumas dicas:

  • Não utilize o tempero seco. Existe essa versão do manjericão, mas na realidade, nem se compara ao produto fresco. Dessa forma, a maior parte do seu sabor e aroma não permanecem nas folhas quando submetidas a desidratação;
  • Analise as folhas antes de comprar. O ideal é que a erva esteja o mais fresca possível. Portanto, se o aspecto for murcho ou desbotado, não compre;
  • Existe ainda algumas variedade desse tempero, e com isso também há variações de sabores. O manjericão comum pode lembrar um pouco a hortelã, então, se você prefere algo mais característico e com sabor delicado, opte pelo tipo genovês.

Por fim, vale mencionar que, você pode manter o tempero na geladeira por poucos dias ou congelar. Mas, a melhor forma de preservar o frescor desse alimento é colocar o maço em um recipiente com água e em um local que receba uma boa iluminação natural indireta, ou seja, manter em meia sombra.

Assim ele pode durar algumas semanas e ainda desenvolver raízes que você pode aproveitar para plantar e iniciar uma hortinha. Assim você sempre terá o manjericão fresco, que tal?

Conclusão

Esperamos que você a partir de agora não tenha mais dúvidas sobre como usar manjericão na carne, bem como, contamos que os seus resultados sejam incríveis.

Experimente também a receita do pesto e use a sua criatividade na preparação de outros molhos. Depois conta pra gente o que você achou, vamos gostar muito de saber sobre a sua experiência e opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!


você pode gostar também