Como fazer cuscuz na panela normal? Dicas para improvisar

Você sabia que tem como fazer cuscuz na panela normal? Isso mesmo! Esse artigo foi feito especialmente para te passar dicas importantes para preparar essa iguaria muito conhecida aqui no Brasil. 

Essa era a forma mais usada para fazer o cuscuz antes do surgimento e da popularização da cuscuzeira aqui no Brasil. 

Então se você quer aprender esse método super prático, me acompanhe até o final que vou te passar informações super úteis. Confira!

Dá para fazer cuscuz sem cuscuzeira?


Como fazer cuscuz na panela normal

Se você está se fazendo essa pergunta, eu preciso te dizer que sim! Que eu conheça, existem 3 formas de fazer cuscuz e em apenas uma delas é necessário a cuscuzeira. 

Você também pode fazer essa receita no microondas e no fogão utilizando uma panela normal. 

Nessa terceira opção, você vai precisar também de um pano de prato limpo e um prato que caiba toda a sua massa. 

Logo abaixo eu vou te contar o passo a passo. Confira!

Descubra como fazer cuscuz na panela normal


Essa técnica é muito antiga e era muito usada antes da criação e popularização da panela cuscuzeira. Eu aprendi com minha avó e a verdade é que demorei um pouquinho para pegar o jeito, mas eu posso te garantir que é super fácil. 

Primeiro eu preciso te dizer que a forma de preparar a massa é a mesma. Então faça a sua receita preferida e enquanto a massa descansa, encontre uma panela e um prato de tamanhos parecidos. Esse prato precisa encaixar como uma tampa na panela. 

Em seguida transfira sua massa para o prato e envolva com o pano limpo. A parte da amarração precisa ficar no fundo do prato e precisa estar bem firme para não ceder. 

Esquente 1 xícara de água na panela escolhida em fogo baixo e coloque o prato com o cuscuz virado para baixo, em direção a água. 

Por quanto tempo cozinhar cuscuz na panela normal?


Esse método aproveita o vapor eliminado com a água fervente para cozinhar a massa de cuscuz perfeitamente. 

Eu tenho a impressão que demora um pouco mais que o modo tradicional, mas nada que te faça desistir de preparar. 

É necessário em torno de 20 minutos para ele ficar pronto e lembre-se da importância de cozinhar em fogo baixo. Em fogo alto corre o risco de queimar. 

Separe um pano de prato apenas para isso!


Se você escolheu essa técnica para preparar o seu cuscuz e pretende fazer ela com frequência, eu te aconselho a separar um pano de prato apenas para isso. 

Isso pela higiene. Já que dessa forma esse pano não será usado para outros fins e não terá contato com substâncias prejudiciais à nossa saúde e também porque muito provavelmente esse pano saíra com manchas.

Eu lembro que a última vez que utilizei essa técnica aqui em casa, o pano ficou com a marca de queimado no formato da panela e eu não consegui tirar depois. 

Acompanhe a água da panela!


Como fazer cuscuz de milho

O indicado é que você inicie o preparo com 1 xícara de água na panela. Não coloque muito para não correr o risco de molhar o seu cuscuz. 

Como o cozimento acontece através do vapor, é necessário acompanhar se ainda tem água suficiente. Se necessário, esquente um pouco mais de água e adicione até o tempo indicado.

Outra dica legal é adicionar uma colher de vinagre na água da panela. Isso evita que ela fique escura. 

Leia também: Quanto tempo leva para cozinhar cuscuz?

Experimente esse método!


Não ter cuscuzeira em casa não é mais desculpa para não preparar essa iguaria, não é mesmo? Então aproveite que agora você já sabe como fazer cuscuz na panela normal e experimente aí na sua casa. 

A única dificuldade que encontrei na hora de fazer cuscuz dessa forma foi na hora de amarrar. Se você também sentir dificuldade nesse momento, utilize um elástico ou amarre com um pedaço de pano. Dá super certo!

Agora me diga uma coisa, você conhece alguma outra forma de fazer cuscuz além das que foram citadas aqui? Se sim, me conta aqui nos comentários. Eu vou adorar saber!

Eu espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma maneira. Te agradeço pela sua companhia e te desejo boa sorte. 

Até a próxima!