Como congelar abobrinha? Aprenda conservar na geladeira

Quer saber como congelar abobrinha? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final. 

Aqui eu vou compartilhar com você algumas dicas legais para te ajudar a conservar esse legume de uma maneira eficiente e simples. Confira!

Descubra como congelar abobrinha


Como congelar abobrinha

A verdade é que congelar abobrinha é uma ótima maneira de conservar esse ingrediente versátil por mais tempo. Quando congelada corretamente, a abobrinha pode ser utilizada em uma variedade de pratos, mantendo seu sabor e textura.

Para congelar abobrinha a primeira coisa que você deve fazer é lavar bem e em seguida cortar em pedaços menores no formato de cubos ou até mesmo em rodelas. 

Depois seque bem e distribua a abobrinha em uma assadeira de alumínio, deixando um espaço entre elas. Leve ao congelador até ficar bem firme, o que deve levar cerca de 2 horas. 

Em seguida, transfira esses pedaços de abobrinhas congeladas para um recipiente hermético ou sacos plásticos próprios para congelamento e leve para o freezer. 

Precisa branquear a abobrinha?


Essa é uma etapa opcional, mas eu te garanto que se você branquear a abobrinha antes de congelar, o seu resultado será ainda melhor. 

Para fazer isso basta mergulhar a abobrinha já cortada em água fervente e deixar por cerca de 2 minutos. Assim que retirar da água quente, mergulhe em água gelada para cessar o cozimento. Em seguida prossiga com o restante das orientações. 

Essa técnica vai ajudar a preservar a cor, a textura e o sabor do legume por mais tempo no congelador. 

Quanto tempo dura a abobrinha no congelador?


Caso o congelamento tenha sido realizado da forma correta, a abobrinha pode durar de 10 a 12 meses no congelador. 

Para manter uma conservação adequada, é recomendado retirar o máximo de ar possível de dentro do recipiente ou do saco antes de selar. Isso vai ajudar a evitar queimaduras pelo frio e a manterá em boas condições por mais tempo.

Pode congelar abobrinha cozida ou refogada?


Pode sim! Caso você já tenha preparado ou está pensando em já cozinhar essa abobrinha para ganhar tempo na hora de fazer a sua receita, saiba que também dá para congelar abobrinha cozida ou refogada. 

O processo é quase o mesmo, a única questão é que você precisa esperar a abobrinha esfriar completamente antes de iniciar o passo a passo para o congelamento. 

Como descongelar abobrinha?


Como conservar abobrinha

Diferente de outros ingredientes, a abobrinha não precisa descongelar lentamente na geladeira. Ela pode ir direto do congelador para a panela. 

A única diferença é no tempo de preparo que vai aumentar cerca de 1 ou 2 minutos, no máximo. 

Na hora de utilizar a abobrinha congelada, fica muito mais fácil se você realizou o congelamento prévio indicado no passo a passo acima. Dessa maneira os pedaços estarão congelados individualmente, facilitando na hora de escolher a quantidade que você vai usar. 

Experimente essas 15 receitas com abobrinha


E é claro que eu não ia sair daqui sem antes te apresentar algumas receitas com abobrinha para você se inspirar, não é mesmo?

Então confira essa lista de 15 receitas incríveis:

1 – Abobrinha recheada

Essa é uma receita super clássica e versátil. No recheio você pode usar a sua criatividade e adicionar os ingredientes da sua escolha. Experimente!

 

2 – Espaguete de abobrinha

Uma opção saudável e deliciosa para substituir o macarrão tradicional. Basta cortar a abobrinha em tiras finas para criar uma versão de “espaguete” vegetal.

 

3 – Abobrinha grelhada

A abobrinha grelhada é muito consumida aqui no Brasil e ela combina com uma grande variedade de acompanhamentos. Não deixe de experimentar!

 

4 – Lasanha de abobrinha

Para substituir as massas tradicionais em uma lasanha, basta usar fatias de abobrinha para criar uma versão mais leve e sem glúten.

 

5 – Chips de abobrinha

Também dá para fazer chips com esse ingrediente e inclusive fica uma delícia. Confira essa passo a passo!

 

6 – Ratatouille

Acredito que esse seja um dos pratos mais famosos feito com abobrinha. Ele combina abobrinha com berinjela, tomate, pimentão e temperos frescos. O resultado é uma delícia!

 

7 – Sopa de abobrinha

Em dias de frio ou não, uma sopa é sempre bem vinda, não é mesmo? Então aproveite essa abobrinha para fazer essa receita incrível!

 

8 – Salada de abobrinha

Combine a abobrinha com outros ingredientes refrescantes e adicione o tempero de sua escolha. Além de preparar uma salada muito saborosa, saiba que você estará oferecendo um prato muito nutritivo para a sua família.

Saiba quais são os benefícios da abobrinha


E por falar em nutrientes, eu preciso te dizer que não é só pelo sabor e pela versatilidade que devemos inserir a abobrinha na nossa dieta. Esse é um legume que também oferece uma grande variedade de benefícios para o nosso corpo. 

Abaixo eu vou citar os principais. Confira:

1 – Baixo teor calórico e rica em nutrientes

A abobrinha é naturalmente baixa em calorias, o que a torna uma excelente opção para quem busca uma alimentação equilibrada. Além disso, é uma boa fonte de nutrientes como vitamina C, potássio, vitamina B6, e fibras dietéticas.

2 – Ajuda na digestão

Por ser rica em fibras, a abobrinha pode auxiliar no bom funcionamento do sistema digestivo. As fibras ajudam na regularidade intestinal, prevenindo constipação e promovendo a saúde gastrointestinal.

3 – Fonte de antioxidantes

Ela também oferece antioxidantes como vitamina C e betacaroteno, que auxiliam na proteção das células contra danos causados pelos radicais livres, contribuindo para a saúde geral e ajudando na prevenção de doenças.

4 – Auxiliar na perda de peso

Devido ao seu baixo teor calórico e alto teor de fibras, a abobrinha pode ser um aliado para quem está buscando controlar ou reduzir o peso. As fibras promovem saciedade, ajudando a controlar o apetite.

Leia também: Precisa descascar abobrinha?

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe como congelar abobrinha, não perca mais tempo. Experimente esse passo a passo aí na sua casa e depois volta aqui para me contar como foi. 

Antes de ir embora, obrigada pela sua companhia até aqui. Espero ter te ajudado de alguma maneira. 

Te desejo boa sorte e até a próxima.


você pode gostar também