Como amadurecer tomate: Dicas para amadurecimento rápido

Por acaso você está procurando dicas de como amadurecer tomate em casa? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final. 

Aqui eu vou te contar tudo que você pode fazer para deixar esse ingrediente maduro em pouco tempo. Confira!

Mantenha sempre em temperatura ambiente


Como amadurecer tomate

Se você comprou tomates verdes, mas precisa que eles amadureçam logo para preparar alguma receita, saiba que o ideal é deixar eles em temperatura ambiente. 

Evite colocar na geladeira ou resfriar ele de alguma maneira, pois o processo de resfriamento faz com que o amadurecimento demore mais que o normal. 

Armazene dentro de um saco de papel


Isso mesmo! O saco de papel vai ajudar a concentrar o gás etileno que faz com o processo de amadurecimento seja acelerado. 

Não precisa vedar completamente esse saco de papel. Deixe uma abertura para que o ar possa circular. 

Acompanhe o amadurecimento!


Independente da técnica que você pretende usar, é importante que você acompanhe todo o processo de amadurecimento desses tomates. 

Sempre que necessário movimente eles e de preferência, retire os tomates que já estão maduros dos tomates verdes. 

Deixe no sol!


Pode até parecer estranho, mas deixar os tomates em um local com luz solar ajuda a amadurecer mais rápido. 

Por isso, busque o lugar mais ensolarado da sua cozinha e deixe os tomates por algumas horas durante o dia. 

Em quanto tempo o tomate amadurece?


É claro que o tempo de amadurecimento pode variar de acordo com o tipo de tomate e a também de acordo com a temperatura. 

Para amadurecer completamente é necessário aguardar de 1 a 5 dias. O ponto correto é quando o tomate estiver com a cor uniforme, com a textura firme e um aroma bem característico. 

Pode comer tomates verdes?


Sim, dá para comer tomates verdes, mas é importante lembrar que não é todo mundo que pode consumir. 

Normalmente, esse é um alimento seguro, mas existem algumas pessoas que possuem restrições alimentares muito específicas que devem evitar. 

A sensibilidade à uma substância chamada solanina é um dos principais motivos para evitar o consumo. Os tomates verdes possuem uma quantidade dessa substância muito maior que os tomates maduros. 

Outra situação que você deve se atentar, é caso você faça uso contínuo de algum medicamento. 

Alguns remédios podem reagir com os compostos presentes no tomate verde, causando alguns problemas desnecessários. 

Deixar o tomate no forno faz ele amadurecer mais rápido?


Como deixar o tomate maduro

Provavelmente você já ouviu alguém falar que deixar frutas e verduras dentro do forno ajuda a amadurecer de uma forma mais rápida, não é mesmo? Mas a verdade é que isso não passa de um mito. 

O amadurecimento do tomate acontece através de alterações químicas que recebem influência da temperatura natural do ambiente, sendo assim não adianta deixar o tomate no forno ligado ou desligado. 

O máximo que pode acontecer é fazer ele secar e ficar com a pele enrugada.

Deixe o tomate perto de frutas maduras!


Essa é uma outra dica de como amadurecer tomate em casa de forma simples. 

Basta colocar eles bem próximos de frutas maduras como banana, mamão ou qualquer outra fruta de sua preferência. Elas liberam o gás natural responsável pelo amadurecimento. 

Leia também: Como engrossar molho de tomate para macarrão

Experimente essas dicas!


Depois de descobrir como amadurecer tomate, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu acabei de te passar e teste aí na sua casa. Eu tenho certeza que logo os seus tomates vão estar vermelhinhos. 

Ah, por acaso você conhece alguma outra técnica que pode ser usada para amadurecer essa fruta? Se sim, deixa aqui nos comentários que eu vou adorar saber também. E se possível, volta aqui para me contar se essas dicas que eu acabei de te passar funcionaram aí na sua casa. 

E antes de ir embora eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção. Ela é sempre muito importante para todos nós.

Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. Eu torço para que você encontre aqui todas as respostas para as suas perguntas e que você saia daqui um pouco mais preparado. 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo.