Arroz carreteiro com sobra de churrasco: Como fazer?

Se você está pesquisando como fazer arroz carreteiro com sobra de churrasco, então não saia daqui, pois nesse artigo vou te ensinar o passo a passo para fazer essa receita aí na sua casa. 

Além disso, vou te contar o que combina como acompanhamento para arroz carreteiro. Confira!

Conheça a origem do arroz carreteiro


Arroz carreteiro com sobra de churrasco

Esse é um prato super saboroso, econômico e prático de fazer. 

De acordo com algumas histórias, ele surgiu no Rio Grande do Sul, na região do Pampa. 

Inicialmente os ingredientes usados em seu preparo eram apenas alimentos não perecíveis, que suportam longos períodos sem a necessidade de refrigeração. 

Era um prato consumido principalmente por homens carreteiros e foi por isso que foi dado esse nome. Esses homens viajavam pelo país transportando cargas por longos períodos e para se alimentar durante os dias de viagem eles cozinhavam carne seca junto com o arroz. 

Com o tempo a receita foi sendo elaborada e sendo adicionado alguns outros ingredientes para agregar sabor, mas esse é um preparo que não tem como dar errado. 

O que não pode faltar no arroz carreteiro?


O arroz carreteiro é um prato típico brasileiro que é conhecido no mundo inteiro. Ele é feito basicamente de carnes fritas, temperos e arroz cozido. 

Um dos ingredientes mais importantes dessa receita é o bacon, então mesmo que você queira fazer arroz carreteiro com sobra de churrasco, eu te aconselho a adicionar um bacon frito para agregar o sabor e aroma. 

Além disso, outra coisa que não pode faltar é o tempero. Adicione nesta mistura um bom refogado de cebola e alho. Você vai ver que o resultado final vai ficar perfeito!

Como fazer arroz carreteiro com sobra de churrasco?


Essa é a melhor forma de aproveitar as sobras do churrasco. Para fazer o arroz de carreteiro não existe regra, você pode muito bem adaptar com os ingredientes que você tem na geladeira e ainda assim vai ficar uma delícia. 

Nesse caso, o ideal é que você desfie a carne do churrasco e corte a linguiça toscana em pedaços bem pequenos. Depois frite bem essas carnes até dourar.

Essa é uma receita que você precisa preparar os ingredientes separadamente para só depois misturar e finalizar. 

Quando tudo estiver pronto misture o arroz, as carnes fritas e o refogado de temperos. Misture tudo e acerte o sal. Tome cuidado pois as carnes do churrasco, provavelmente, já estão salgadas. 

Ah, outra coisa que você pode aproveitar nessa receita é o arroz. Qualquer receita de arroz carreteiro pode ser feita com arroz dormindo. O sabor não muda em nada!

Não confunda o arroz carreteiro com o Maria-Isabel!


Ele é constantemente confundido com o arroz Maria-Isabel porque são preparos bem parecidos, mas com uma diferença que muda completamente o sabor dos pratos. 

A principal diferença que você vai encontrar entre essas duas receitas é que o arroz carreteiro é feito com carne seca desfiada e o arroz Maria-Isabel é feito com carne do sol e diversos outros ingredientes. 

Além disso, vale a pena lembrar que o arroz carreteiro faz parte da cultura sulista, já o arroz Maria-Isabel surgiu no nordeste e confundir essas receitas é quase um pecado. 

O que servir de acompanhamento para arroz carreteiro?


Arroz carreteiro com churrasco

Você pode servir ele tanto como acompanhamento quanto como prato principal. Se você for servir como prato principal, existem alguns acompanhamentos que você pode combinar para formar um prato perfeito. 

Um dos mais usados é o purê de batata, mas você também pode trocar a batata pelo aipim, caso queira.

Além dessas opções que acabei de te indicar, a farofa e a salada vinagrete também são famosas por acompanhar essa receita muito bem. 

Leia também: Receitas de arroz temperado simples

Experimente um arroz de carreteiro com sobra de churrasco!


A grande vantagem de fazer um arroz de carreteiro com sobra de churrasco é que o resultado final conta com o sabor defumado que a fumaça deixa na carne e isso faz uma grande diferença. 

Eu espero que essas informações que eu te trouxe hoje tenham te ajudado de alguma maneira. 

Ah, se você resolveu preparar esse arroz, não esqueça de voltar aqui para me contar se você gostou, tá certo?

Obrigada por me acompanhar até aqui e até a próxima!