Como tirar a casca do grão de bico?

Quer saber como tirar a casca do grão de bico? Então não deixe de acompanhar esse artigo que  preparei para te ensinar uma técnica simples e rápida. 

Além disso, eu também vou te passar algumas informações sobre esse ingrediente que eu tenho certeza que você vai gostar de saber. Confira!

Precisa mesmo tirar a casca do grão de bico?


Como tirar a casca do grão de bico

Se você já preparou alguma receita com esse ingrediente, provavelmente já reparou que a maioria delas pede que o grão de bico seja adicionado sem a semente. 

Apesar da casca ser rica em fibras e em diversas outras substâncias, ela pode dificultar a mastigação e é exatamente por isso que é recomendado a retirada. 

Sem contar que a casca também possui uma concentração de substâncias conhecidas por diminuir a absorção  dos nutrientes. 

Descubra como tirar a casca do grão de bico


A verdade é que não existe dificuldade na hora de tirar a casca do grão de bico. 

Isso deve ser feito após o cozimento do grão e com a água ainda morna. Você só vai precisar esfregar os grãos na palma da mão que logo todas as cascas vão saindo facilmente. Depois é só reservar os grãos e utilizar na sua receita como de costume. 

Para facilitar a sua vida, eu vou deixar também um vídeo para você assistir o passo a passo para retirar a casca do grão de bico de forma fácil.

 

Saiba quanto tempo cozinhar o grão de bico


Se você quer cozinhar o grão de bico para descascar em uma panela de pressão, saiba que você não vai precisar de mais de 15 minutos. 

Agora, se você pretende cozinhar em uma panela comum, basta cobrir com água e deixar no fogo por pelo menos 1 hora. 

Inclusive aqui no blog tem um artigo que te conta o tempo ideal para cozinhar o grão de bico. Confira também!

Precisa deixar o grão de bico de molho?


Sim! Assim como o feijão, o grão de bico é um grão que também deve ser deixado de molho antes de ser adicionado em qualquer tipo de receita. 

Esse processo vai fazer com que o grão fique bem hidratado, facilitando o cozimento e também vai eliminar substâncias tóxicas que causam desconfortos abdominais como cólicas e gases.

Por quanto tempo precisa deixar o grão de bico de molho?


De  acordo com alguns nutricionistas, o grão de bico deve ficar pelo menos 12 horas de molho antes de iniciar a receita. 

Por isso, caso você esteja pensando em fazer um prato com esse ingrediente, é importante que você comece  a se preparar bem antes da hora de servir. 

Ao deixar o grão de molho durante esse tempo, você vai ter uma receita mais saudável e com uma textura ainda mais macia. 

Você sabia que dá para cozinhar grão de bico no microondas?


precisa tirar a casca do grão de bico

Isso mesmo! Dessa forma você também vai precisar deixar ele de molho por 12 horas mas o processo do cozimento do grão é bem mais rápido. 

Para cozinhar o grão de bico no microondas basta colocar ele em uma vasilha com sal, folha de louro e água até cobrir. Em seguida deixe cozinhar por cerca de 10 minutos  e depois deixe esfriar. 

Não esqueça que a vasilha precisa estar tampada quando for levada ao microondas. 

Leia também: Temperos para grão de bico

Aproveite essas dicas!


Acredito que agora que você já sabe como tirar a casca do grão de bico, não deixe de aproveitar essas dicas que eu acabei de te passar. Eu tenho certeza que elas vão te ajudar a preparar um grão de bico perfeito aí na sua casa.

E se por acaso você conhece alguma outra forma de tirar a casca do grão de bico que não foi citado aqui, não esqueça de deixar aqui nos comentários. Eu vou adorar saber!

Antes de ir embora eu não posso deixar de te agradecer pela sua companhia até aqui. Sua atenção é sempre muito bem vinda! Eu realmente espero que essas informações que eu te trouxe tenham te ajudado de alguma maneira e que você tenha tirado todas as suas dúvidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!