Como fritar frango e não ficar cru por dentro?

Hoje vou te ensinar como fritar frango e não ficar cru por dentro e vou logo adiantando que o segredo é o tempo e a panela certa!

O frango é um alimento que é conhecido em todo mundo e é difícil encontrar alguém que não goste. Existem diversas maneiras de realizar seu preparo e alguns truques que ajudam a alcançar o ponto perfeito. 

Por isso, nesse artigo eu trouxe algumas dicas para você que quer fazer ele frito. Confira!

Use os cortes corretos


Como fritar frango e não ficar cru por dentro

Antes de iniciar, é importante que você saiba que existem alguns cortes que são indicados especificamente para fritura. 

Os mais indicados são a sobrecoxa e os filés. Esses pedaços possuem uma facilidade maior para cozinhar e o risco de acumular óleo é menor. 

Como empanar o frango


Conheço muita gente que ama frango empanado, então se esse é o seu caso, é preciso entender que esse é um dos passos mais importantes no preparo. 

Por isso capriche no tempero! Aqui em casa eu coloco um pouco de sal e pimenta tanto no ovo quanto na farinha. Às vezes também gosto de empanar em mais de uma farinha. Fica uma delícia! 

Outra dica que até já falei aqui, mas preciso deixar um pouco mais claro. Frango se frita por imersão! Não adianta você usar pouco óleo porque dessa forma o cozimento não vai acontecer como deve ser. Por imersão toda a carne vai cozinhar de maneira uniforme e você vai ter o resultado que está buscando. 

Para empanar tempere os cortes e deixe descansar. Depois bata os ovos até formar uma espuma. A quantidade vai de acordo com a quantidade de frango que você pretende empanar. Depois é só passar na farinha e fritar. 

Quando eu quero usar 2 tipos de farinhas, eu empano primeiro na de rosca, depois na de trigo ou outro tipo de sua preferência. 

Escolha a panela certa


meu frango fica cru por dentro

Independente de como você vai preparar a ave, é importante que você utilize a panela correta para realizar o cozimento. Uma panela de muita rasa pode fazer com que seu frango frite primeiro por fora e possivelmente vai deixar a carne crua por dentro. 

Uma dica legal que a gente não costuma usar é fritar na panela de pressão. Nesse caso você pode fritar tanto com óleo apenas como pode utilizar 1 copo de água para ajudar. 

Se for fazer apenas com óleo, coloque uma boa quantidade até que cubra o frango. Depois que esquentar, adicione a ave e tampe sem colocar pressão. Não esqueça de mexer de 2 em 2 minutos. 

Se for utilizar a ajuda da água, coloque um pouco de óleo, recheie o frango e adicione a água até cobrir. Quando secar, o frango estará cozido, aí basta adicionar um pouco mais de óleo e esperar dourar por fora. 

Controle a temperatura


Essa é a dica de ouro de como fritar frango e não ficar cru por dentro. Para realizar uma fritura uniforme não tem necessidade de esquentar muito o óleo. 

A temperatura ideal é 180ºC e sempre com o fogo no baixo. Assim você vai conseguir controlar para que não aumente descontroladamente. 

Leia também: Para assar frango precisa de papel alumínio?

Faça o teste agora mesmo!


Se você veio aqui para saber como fritar frango e não ficar cru por dentro, eu acredito que essas dicas que te passei esclareceram perfeitamente sua dúvida. 

Então separa todos os ingredientes que você vai precisar e coloque tudo que te ensinei em prática. 

Eu tenho certeza que dessa vez vai dar certo. 

Boa sorte.