Como descongelar queijo? Aprenda o jeito certo

Quer saber como descongelar queijo da forma certa? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para você.

Aqui eu vou te contar algumas dicas que vão te ajudar a realizar todo esse processo de maneira simples e sem diminuir a qualidade do seu queijo. 

Saiba como descongelar queijo


Como descongelar queijo

Se você está buscando a forma certa para descongelar queijo, saiba que o melhor método é transferindo do congelador para a geladeira, fazendo com que o descongelamento ocorra lentamente.

O ideal é que esse queijo esteja dentro de um recipiente limpo e, de maneira alguma, entre em contato com outros tipos de alimentos para que ele não seja contaminado.

Pode descongelar em temperatura ambiente?


Não! Essa é uma regra que deve ser cumprida. Nenhum tipo de queijo deve ser descongelado em temperatura ambiente. 

Um choque de temperatura tão grande como esse é capaz de estragar seu queijo durante o tempo de descongelamento, alterando sabor, textura e aroma de uma forma desagradável. 

Quanto tempo para descongelar queijo?


A verdade é que o tempo de descongelamento pode variar muito de acordo com o tipo de queijo e é claro que o seu tamanho também interfere. 

O mais indicado é que você realize essa transferência na noite anterior ao dia que você pretende servir, reservando assim 12 horas para que o queijo descongele por completo. 

Aceite as mudanças de textura!


Ao congelar um queijo, você precisa estar ciente de que após o descongelamento você pode ter um queijo com a textura um pouco diferente da original. 

Geralmente o queijo fica um pouco mais macio, isso é normal. O importante é que o sabor permaneça o mesmo. 

Não congele novamente!

Isso mesmo! Alguns alimentos não podem ser devolvidos para o congelador depois de descongelados e um bom exemplo é o queijo. 

Ao realizar o descongelamento completo a qualidade do queijo é modificada e por isso é necessário que ele seja consumido rapidamente, para evitar o descarte. 

Qual tipo de queijo pode ser congelado?


Você sabia que não é todo tipo de queijo que você pode levar ao congelador?

Isso mesmo! No geral ele se dá bem com o congelamento, exceto os queijos cremosos como o brie, camembert ou o queijo de cabra. Sua textura não se dá bem com o resfriamento pois ele acaba absorvendo umidade em excesso e isso altera completamente a sua textura. 

Já os queijos com uma textura mais firme se comportam perfeitamente bem com o congelamento, preservando textura, sabor e aroma por muito mais tempo. 

Lembrando que independente do queijo que você pretende congelar, o mais importante mesmo são as condições de armazenamento.

Esse ingrediente precisa ser congelado em uma embalagem que o proteja de toda a umidade do ambiente e de preferência em porções individuais ou, se possível, ralados. 

Quanto tempo o queijo pode ficar no congelador?


como congelar queijo

É claro que isso vai depender do tipo de queijo que você pretende congelar e também das condições de armazenamento em que ele está. 

No geral, é possível manter um queijo congelado por no máximo 6 meses. Isso é válido principalmente para queijos com textura mais dura.

Leia também: Como assar pão de queijo congelado no fogão?

Não perca mais tempo!


Eu tenho certeza que depois de saber como descongelar queijo, ficou muito mais fácil conservar esse ingrediente por mais tempo, não é mesmo?

Então não deixe para depois. Aproveite todas essas dicas incríveis que eu trouxe para você e coloque todas elas em prática. 

Ah, depois volta aqui para me contar se tudo funcionou da forma correta e se por acaso você conhecer algum outro método para descongelar esse tipo de ingrediente, deixa aqui nos comentários. Eu vou adorar saber também!

Antes de ir embora, eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção até aqui. Ela é sempre muito importante para todos nós. 

Eu realmente espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma maneira. Estou torcendo para que você tenha encontrado aqui todas as informações necessárias para esclarecer suas dúvidas e que essas dicas que eu selecionei para você tenha te inspirado um pouco mais.

Te desejo boa sorte ao realizar esse processo e até o próximo artigo!