Hoje você aprenderá como armazenar ovo de Páscoa. Esse é um fator que atrapalha muito, principalmente quem trabalha com a venda de chocolate.
O ingrediente é super sensível e se não houver processos de embalo e estoque adequados, poderá ter sérios prejuízos e clientes insatisfeitos.
Por isso, resolvi listar aqui algumas dicas para manter os ovos intactos até o momento da venda, podendo ser armazenados por até 3 meses. Confira com atenção!
6 dicas práticas para armazenar corretamente os ovos de Páscoa
1. Temperagem
É o primeiro fator que você precisa ter atenção. Entretanto, essa dica vale apenas para ovos de Páscoa produzidos com chocolate nobre.
Esse tipo de chocolate é muito mais sensível ao calor e se não for temperado corretamente, poderá derreter ou deformar no armazenamento.
A técnica de temeperagem consiste no equilíbrio da temperatura do chocolate. O chocolate nobre precisa estar na temperatura ideal para que você consiga produzir um ovo consistente na medida.
Geralmente a temperatura certa para trabalhar fica em torno de 29º. Então, vale a pena ter um termômetro culinário em mãos para não errar.
2. Embale em papel manteiga
Você pode perceber que os ovos de Páscoa que compramos no mercado sempre vêm embalados no papel alumínio. Se você fizer uma casca com chocolate fracionado, que não necessita de temperagem, pode embalar tranquilamente no papel alumínio.
Entretanto, se você pretende armazenar os ovos por um bom tempo antes de vender e não possui condições de climatização adequada do ambiente, vale a pena optar pelo papel manteiga.
Isso porque, nesses casos, o papel alumínio poderá transmitir ao chocolate o calor do ambiente. Então, vai mais atrapalhar do que ajudar.
Por outro lado, o papel manteiga é super neutro quanto à temperatura. Embale as cascas corretamente, sem deixar pedaços em contato com o ar.
3. Armazene em caixas de papelão
As próprias caixas que chegam para você com a matéria-prima podem servir de local seguro para armazenamento.
As caixas de papelão protegem os ovos contra a luz solar e o contato direto com o ar. Assim que você embalar as cascas com papel manteiga, vá acomodando uma fileira sobre a outra.
Mas deixe alguns espaços nas laterais e na parte de cima da caixa para não ficar muito abafado lá dentro. Por fim, sele muito bem a caixa com um durex e não mexa mais até o momento da venda.
DICA EXTRA: para que você não precise ficar abrindo as caixas toda hora, monte cada caixa de acordo com o tamanho e sabores. Em seguida, sinalize na tampa da caixa com um marca-texto. 😉
4. Invista em prateleiras de alumínio
O alumínio é um material muito resistente ao calor. Sendo assim, se você mora em uma região muito quente ou seu estoque está situado em um local que bate muito sol, vale a pena investir em uma prateleira de alumínio.
O suporte é frio o bastante para manter a temperatura dos ovos. Se você já tiver temperado o chocolate nobre direitinho, embalou em papel manteiga e armazenou em caixas de papelão, esse será o fator para garantir mais segurança às receitas.
5. Climatize o ambiente
Por via das dúvidas, invista na climatização do ambiente, poderá salvar o seu negócio e manter seus ovos de Páscoa frescos por mais tempo.
Caso não tenha investimento suficiente para um ar-condicionado, vale a pena deixar as janelas e portas abertas e colocar um ventilador para fazer o trabalho. O importante é que seus produtos fiquem bem fresquinhos e não derretam com o calor.
A climatização ideal deve ficar em torno de 17º a 19º. Não coloque abaixo disso, senão os ovos feitos com chocolate fracionado ficarão firme demais.
Vale ressaltar que o cuidado é dobrado com cascas feitas com chocolate branco, pois é ainda mais sensível do que o chocolate tradicional.
6. Atenção ao tempo máximo de armazenamento
Como já sabemos, a composição do chocolate é muito delicada, mas após os processos de derretimento e refrigeração, ganha um pouco mais de resistência.
Entretanto, vale lembrar que o tempo de armazenamento máximo de um ovo de Páscoa artesanal é de 3 meses, levando em conta todos os cuidados citados anteriormente.
Já vi muitos donos de negócio próprio com alta demanda que começam a produção das cascas de ovos tradicionais logo em janeiro. Quanto aos recheios, devem ser feitos no máximo 2 dias antes da data comemorativa.
Principalmente quando falamos em ovo de colher, o recheio não pode ser muito refrigerado, senão ficará firme demais. O ideal é que seja bem cremoso e encorpado. Nesse caso, o recheio deve ser feito um dia antes da entrega.
Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas e informações, não se esqueça de compartilhar e até a próxima!