1 kg de costela serve quantas pessoas?

Hoje eu vou te responder a seguinte pergunta: 1 kg de costela serve quantas pessoas? Existem muitas curiosidades sobre o rendimento dessa carne e isso tem muito a ver com o fato de boa parte do peso dela ser referente a partes que não são consumidas, como o osso e até a gordura. 

O tipo de costela, a escolha do preparo e até a presença ou não de acompanhamentos, são fatores que influenciam diretamente o quanto ela vai render por pessoa. 

Minha ideia no artigo de hoje é te dar o máximo de informação relevante para que você consiga fazer o cálculo aí na sua casa, de acordo com a sua situação. 

Vem comigo e aproveita!

Afinal, 1 kg de costela serve quantas pessoas?


1 kg de costela serve quantas pessoas

Como falei anteriormente, essa resposta depende de alguns fatores. Se a gente for pensar em 1 kg de costela para churrasco, serve de 2 a 3 pessoas. Se a gente pensar na costela como refeição principal, essa quantidade vai servir bem 2 pessoas. 

Você pode achar que é muita costela para pouca pessoa, mas lembre-se que 1 kg não tem só carne. A maior parte é de osso e ainda tem boa parte de gordura, que nem todo mundo come. 

A gente não pode deixar de considerar isso na hora de planejar um evento maior ou uma refeição mais íntima com algumas pessoas.

Calculando a quantidade de costela por pessoa

Vamos considerar duas situações distintas: refeições principais e churrascos. 

  • Refeições principais: 500 g de costela por pessoa, se ela for o prato principal com poucos acompanhamentos. No caso da costela suína, 1 kg serve até 3 pessoas. 
  • Churrasco: De 300 a 400 gramas de carne por pessoa, considerando osso e gordura. Se existirem outros cortes de carne, 1 kg de costela pode servir até 3 pessoas

5 pontos que precisamos considerar na hora de fazer o cálculo


Para ficar mais fácil de entender quantas pessoas 1 kg de costela serve, eu vou trazer abaixo uma lista de todos os pontos que a gente precisa considerar na hora de fazer uma refeição com essa carne. 

Não é só carne

Isso eu já falei, mas vou falar de novo! Em uma peça com 1 kg de costela, temos uma boa parte de osso, gordura e carne entremeada. Isso significa que a parte que pode ser consumida é bem reduzida. 

Tipo de costela

A costela bovina costuma ter mais osso e gordura, enquanto que a costela suína, por ser uma carne mais magra, acaba rendendo um pouco mais.

Convidados

Se os seus convidados não são tão fãs de carne, você pode calcular uma média de 300 gramas para cada. Agora se forem pessoas que amam carne, aí é preciso contar com uns 500 gramas para cada. 

Tipo de evento

Se você for fazer um churrasco pode calcular uma quantidade menor de costela por convidado, já que as pessoas irão beliscar outras coisas também. 

O mesmo acontece se a ideia for fazer um jantar com outros acompanhamentos. 

Cozimento 

O tipo de cozimento utilizado pode indicar a quantidade de costela necessária. Se você utilizar métodos muito longos, com a utilização de água, a carne com certeza terá uma perda de peso entre 20% e 30%.

Aproveite melhor o rendimento da costela


quanto rende 1 kg de costela

Apesar de ser uma peça que perde peso com o cozimento e que tem uma boa parte de osso e gordura, existem algumas coisas que a gente pode analisar e fazer para aproveitar melhor o rendimento da carne. 

Acho que a primeira coisa que a gente precisa pensar é no tipo certo de costela para o evento que será feito. 

Se você quer fazer um churrasco, por exemplo, o ideal é escolher uma costela ponta de agulha ou janela. No caso de cozidos ou ensopados, a minga é a melhor. 

Se for fazer churrasco, o ideal é que a carne seja assada em fogo baixo por umas 4 a 6 horas, de forma lenta para que ela fique bem macia. Na panela de pressão, o ideal é cozinhar por no máximo 30 minutos e caso você queira assar no forno, não esqueça de usar o papel alumínio para reter os líquidos e deixar ela bem suculenta. 

Leia também: O que usar para temperar costela?

Calcule certo!


Agora, quanto alguém te perguntar quantas pessoas servem 1 kg de costela, você já vai saber responder. Espero que minhas dicas e informações te ajudem por aí. 

Muito obrigada pela sua companhia hoje, viu?

Um grande abraço e até a próxima!

Sou jornalista e como boa baiana, nascida em Salvador, eu amo uma comida bem temperada! Adoro dar dicas e falar sobre curiosidades que podem ajudar as pessoas não só a preparar ótimas refeições, como ganhar dinheiro com elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *